A fabricante sul-coreana ampliará sua atuação no Brasil com o lançamento do sedan médio Kia K4 no próximo ano. Ele será o substituto do Cerato e virá importado do México, oferecendo uma opção maior em relação ao Toyota Corolla.
O Kia K4 é maior que o modelo antecessor e o Toyota Corolla, medindo 4,85 m de comprimento, 1,84 m de largura e 2,85 m de entre-eixos. O porta-malas oferece uma capacidade volumétrica de 413 litros, comparado aos 470 litros do Corolla. Ainda falando de dimensões, para comparar, o sedã médio da Toyota mede 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura e 2,70 m de entre-eixos.
A informação da chegada do novo Kia K4 ao Brasil foi confirmada por José Luiz Gandini, presidente da Kia do Brasil, em entrevista ao podcast A Roda, comandado por João Anacleto, em matéria publicada pela Quatro Rodas.
O design do Kia K4
Sem dúvidas, o design do Kia K4 é o grande ponto alto, exibindo linhas ousadas, especialmente na dianteira e na traseira. Os grandes faróis e lanternas são marcados por linhas verticais que invadem os para-choques, seguindo uma escola de design já aplicada no Kia EV5, que também está confirmado para o mercado brasileiro.
A silhueta de cupê do Kia K4 oculta as maçanetas traseiras nas colunas C, enquanto, ao abrir a porta, o interior mostra as duas telas de 12,3 polegadas (uma para o quadro de instrumentos e a outra para o sistema multimídia), além de uma terceira tela de cinco polegadas dedicada aos comandos do climatizador de ar.
Conforme publicamos anteriormente, o Kia K4 se destaca pela inclusão de airbags laterais traseiros de série, assistência de manutenção de faixa, prevenção de colisão dianteira, alerta de tráfego cruzado traseiro e outros recursos de segurança.
Lá fora, na versão GT-Line Turbo, a Kia oferece ainda mais recursos adicionais, como aviso de colisão frontal atualizado, rodas de 18 polegadas, detalhes em preto brilhante e sistema de som Harman Kardon.
Ainda não há informações sobre o tipo de motorização que o Kia K4 empregará no mercado brasileiro, mas ele poderá ser um híbrido-leve, combinando um motor a combustão interna com uma unidade elétrica de 48V, um sistema já aplicado nos modelos Niro e Stonic, assim como na dupla Pulse e Fastback.
Segundo a Quatro Rodas, o Kia K4 poderá utilizar o mesmo conjunto motriz do Sportage, com propulsor 1.6 turbo e injeção direta de 180 cv.
Nos mercados estrangeiros, o Kia K4 oferece um motor 1.6 turbo a gasolina que desenvolve 193 cv de potência e 26,9 kgfm, sempre associado a um câmbio automático de oito marchas. Já nas versões de entrada, marca presença o conhecido motor 2.0 naturalmente aspirado a gasolina, com 149 cv e 18,2 kgfm, nesse caso associado a uma caixa continuamente variável (CVT).
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