O governo do Estado de São Paulo definiu que apenas os carros híbridos da Toyota e GWM terão direito a isenção de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). De acordo com a Portaria SRE 94 publicada no Diários Oficial no dia 26 de dezembro de 2024, as novas regras excluem carros híbridos leves (MHEV).
Agora só estarão isentos do imposto carros híbridos que podem ser abastecidos com etanol, e que custem até R$ 250.000. Então, por que modelos como Fiat Pulse e Fastback não terão mais direito ao benefício?
Embora estejamos falando de modelos híbridos flex e que estão dentro do limite para a isenção, de acordo com as alterações feitas no texto, agora para ficar de fora do pagamento do IPVA, o modelo precisa ser equipado com um ou maios motores elétrico com potência elétrica total mínima de 40 kW e alimentados por sistema elétrico de tensão com no mínimo 150 V.
Isso quer dizer que modelos como Caoa Chery Arrizo 6, Tiggo 5x e Tiggo 7 que também teriam direito à isenção perderam o benefício com as novas regras. Os Peugeot 208 e 2008 que também receberão a mesma tecnologia MHEV também não entraram na linha de isenções.
Os carros híbridos da BYD também terão que arcar com o IPVA, já que não são flex. Com isso, Toyota Corolla e Corolla Cross, que são produzidos no interior de São Paulo e o GWM H6 PHEV serão os únicos agraciados. Quer dizer, ainda este ano, mais um modelo entrará na lista. Mas também é da família Toyota. O Yaris Cross é um dos lançamentos mais cotados para 2025.
Isenção do IPVA para carros híbridos tem data de validade
Isso mesmo, a isenção do IPVA para carros híbridos valerá apenas entre 1º de janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2026. Pois, a partir de 2027 a alíquota de IPVA passará a aumentar gradativamente. Sendo de 1% do valor do veículo em 2027, 2% em 2028, 3% em 2029 até chegar em 4% em 2030, que é a alíquota cobrada hoje dos demais carros que não têm direito à isenção.
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