Vendido por mais de 10 anos e com relativo sucesso, o Dacia/ Renault Sandero já não é mais vendido no Brasil, mas segue vivo lá fora e ganhará nova geração em breve. O hatch compacto acessível deverá ter nova vida em meados de 2027, continuar com as atuais características, ganhar uma versão elétrica e não quer se render ao movimento de SUVs.
Quem deu mais detalhes dessa novidade foi David Durand, chefe de design da marca e que foi entrevistado pelo portal Autocar. O executivo pontuou que a próxima vida do hatch seguirá a fórmula de sempre. Ou seja, ele seguirá com o mesmo porte, mas focará no amplo espaço interno, baixo consumo de combustível e ser acessível.
Desse modo, a nova geração do Dacia Sandero conseguirá sobreviver a atual onda de SUVs de todos os tamanhos. Seu desenho deverá ter como inspiração os recém-lançados Duster e Bigster. A principal ideia trabalhada no projeto é que suas linhas transmitam ar de robustez. O tamanho deverá ser nos arredores de 4,10 m de comprimento.
Vai voltar para o Brasil?
Além disso, sua plataforma CMF-B receberá atualizações. Aliás, é estudado haver a criação de uma inédita versão elétrica do Sandero. Esta seria a primeira vez que o hatch poderia contar com sistema 100% movido a bateria. Neste caso, ele deverá usar a arquitetura CMF-B EV, como seus parentes, os Renault 4 e 5.
Porém, a principal ideia da nova geração do Dacia Sandero é que ele tenha preços competitivos. Daí, a versão elétrica deverá ter recursos mais limitados, por exemplo, uma bateria com capacidade reduzida. A Dacia projeta comercializá-lo por até cerca de 27 mil euros, que convertidos daria algo nos arredores de R$ 167 mil.
Assim, ele se posiciona pouco abaixo dos seus rivais diretos como o Volkswagen Polo. A expectativa da fabricante é que a nova geração do hatch seja lançada em meados de 2027 e focará inicialmente nos mercados europeus. Contudo, quem tinha esperanças de rever um Sandero 0km nas concessionárias da Renault é melhor buscar um usado.
A marca francesa não deve apostar novamente no segmento de hatches compactos, pois está focada atualmente em modelos mais sofisticados e com maior retorno. Tanto é que ela já testa um novo SUV por aqui.
Você gostaria que o Sandero voltasse a ser fabricado no Brasil? Gostava do hatch compacto francês? Conte nos comentários