O público apaixonado pelo setor automotivo tinha a ansiedade de ver como seria o Salão do Automóvel de São Paulo. O evento reunia toda a categoria, trazia ações promocionais e principalmente revelava as futuras novidades do mercado. Contudo, ele deixou o calendário em 2018. Mas, voltará em breve com grandes novidades e mudanças drásticas.
Segundo apuração do portal Auto Esporte, o atual presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, Márcio Lima Leite, quer que o evento aconteça o mais breve possível. Diversas reuniões acerca da volta desta celebração já aconteceram e ficou concordado que ele deve acontecer em março de 2025.
Existem executivos que preferem deixar para que o Salão do Automóvel de São Paulo aconteça em novembro, próximo do GP do Brasil de Fórmula 1. Só que, o mandato de Márcio na presidência da associação se encerra ainda no primeiro semestre do ano que vem e este é um dos motivos da sua realização logo nos primeiros meses de 2025.
Mudanças chamam atenção
Todavia, a execução do salão será bem diferente do que o público está acostumado. Os representantes das montadoras querem vender os carros expostos e pedem que não tenham altos custos de logística. Desse modo, uma das mudanças implantadas será a de padronização dos estandes para todas as marcas que participarem da programação.
Ações com custo elevado, como por exemplo shows de artistas famosos também deve passar longe da próxima edição do Salão do Automóvel de São Paulo. As fabricantes ainda pontuaram que é uma boa ideia trazer fabricantes que não sejam ligadas com a associação como a BYD, GWM e outras.
Por outro lado, as montadoras mais premium como Porsche e BMW defendem regras mais restritivas em relação às ações de marketing. Entretanto, as marcas mais generalistas querem chamarizes mais flexíveis para atrair mais o grande público. Fabricantes como Volkswagen, Audi, BYD, Renault, o conglomerado Stellantis, a Chevrolet e mais marcas já sinalizaram que gostariam de possuir um espaço próprio no evento.
A última coisa que falta decidir é sobre o local de realização. A equipe de produção quer voltar às origens e realizar o salão no Anhembi, na zona Norte da capital paulista e onde diversas edições foram feitas. O problema é que o espaço está em obras e a previsão de conclusão é para maio de 2025. Mesmo assim, as instalações podem comportar um evento como este.
Para evitar quaisquer transtornos, o São Paulo Expo, outro espaço próprio para grandes celebrações é tido como saída para receber o evento automotivo.
Você quer ir ao Salão do Automóvel? O que será que ele terá de novidades automotivas? Conte nos comentários