Rivian ou Volkswagen?

Rivian R3 vai ser um SUV elétrico com jeito de VW Golf

Apresentado como modelo mais em conta da Rivian, o novo R3 é um SUV elétrico com linhas quadradas e com uma carinha de Golf clássico

Rivian R3 [divulgação]
Rivian R3 [divulgação]

Durante a apresentação do Rivian R2, a fabricante de carros elétricos Rivian surpreendeu o público ao revelar seu mais novo modelo: o Rivian R3. Trata-se de um SUV compacto, ainda menor e mais acessível, que promete levar a marca da startup a novos patamares nos próximos anos.

Segundo o CEO RJ Scaringe, o R3 é uma versão reduzida do R2, utilizando a mesma plataforma e tecnologia. O curioso é notar que a silhueta do modelo lembra bastante o perfil do primeiro Volkswagen Golf. As linhas quadradas, a coluna C larga e a inclinação da traseira lembram bastante as linhas da primeira geração do hatch da VW.

Até agora, os modelos da Rivian – o SUV R1S e a caminhonete R1T – ocupavam um espaço maior e tinham um preço mais elevado. Com o lançamento do R2, espera-se que a marca conquiste um público completamente novo, com um preço mais acessível e uma meta de vendas em grande volume no longo prazo. 

Rivian R3 [divulgação]
Rivian R3 [divulgação]

No entanto, ninguém esperava que a Rivian apresentasse algo ainda menor e mais barato. Portanto, o anúncio do R3 acabou surpreendendo, já que ele vai ser o modelo mais acessível da marca de elétricos.

Detalhes do Rivian R3

Scaringe revelou que o carro é aproximadamente 13 centímetros mais curto que o R2, com uma distância entre eixos menor, mas mantendo as mesmas características – motor único, motor duplo e motor triplo. Tanto R2 quanto R3 terão diversas opções de bateria, sendo que a maior delas tem como objetivo um alcance superior a 300 milhas (483 km).

Rivian R3 [divulgação]
Rivian R3 [divulgação]

Além disso, os modelos mais rápidos poderão atingir de zero a 60 mph (96 km/h) em apenas três segundos. Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes sobre o preço do R3, estima-se que seja inferior aos US$ 45 mil previstos para o R2.

Assim como o R2, o R3 utilizará o plugue NACS (North American Charging Standard) da Tesla como padrão, tornando-o compatível com a ampla rede de carregamento da empresa de Elon Musk. Ambos os veículos também poderão utilizar os plugues do Sistema de Carregamento Combinado (CCS) com um adaptador. A recarga de 10% a 80% levará menos de 30 minutos em todos os modelos. Além disso, o R3 contará com recursos autônomos significativamente aprimorados, graças à configuração de assistência de direção automatizada composta por cinco radares e onze câmeras da Rivian.

Rivian R3 [divulgação]
Rivian R3 [divulgação]

Scaringe ressaltou que o R3 não perderá a essência aventureira que tornou os SUVs e caminhonetes maiores famosos. A segunda fileira de assentos poderá ser rebatida para facilitar o transporte de equipamentos para acampamentos e o vidro traseiro poderá ser ajustado para acomodar objetos grandes, como pranchas de surfe ou instrumentos musicais.

Durante a apresentação, o CEO também revelou uma versão focada em desempenho chamada Rivian R3X, que parece mais adequada para competições de rally do que para acampamentos. Os modelos R2, R3 e R3X estarão disponíveis internacionalmente após o lançamento na América do Norte, de acordo com os executivos da empresa. Scaringe também sugeriu que o R3 e o R3X serão fabricados na futura fábrica da Rivian na Geórgia, nos Estados Unidos.

Rivian R3 [divulgação]
Rivian R3 [divulgação]

A empresa tem trabalhado arduamente para tornar seus veículos acessíveis ao maior número possível de pessoas o mais rápido possível. A previsão é de que as entregas do R2 comecem no primeiro semestre de 2026. Scaringe enfatizou que a Rivian está conseguindo cumprir esse cronograma acelerado graças aos recursos de produção em Normal, Illinois.

Quanto ao R3 e ao R3X, ainda não há uma data oficial de lançamento. Enquanto isso, a Rivian, como uma startup automotiva, ainda tem muito a provar. No entanto, hoje ela conseguiu presentear seus fãs com algo para aguardar ansiosamente.

[divulgação]
[divulgação]

Acha que o Rivian R3 vai alavancar o sucesso de sua fabricante? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Porsche Taycan Turbo GT tem 1.108 cv e virá ao Brasil

>> Fiat dá a louca e reduz em até R$ 10 mil os valores da Toro flex

>> Novo Duster de sete lugares é flagrado em testes