Uma economia para chamar atenção

Renault utilizará baterias mais baratas em seus carros eletrificados

A Renault e a Ampere, divisão que cuida dos carros eletrificados, querem reduzir os custos de produção das baterias com essa novidade

Renault Scénic [divulgação]
Renault Scénic [divulgação]

Com o intuito de diminuir os custos de produção das baterias que equipam seus carros eletrificados, a Renault acabou de achar uma solução bem diferente. A marca francesa e sua divisão especial que cuida desses modelos, a Ampere, fizeram análises e viram que utilizar a fórmula de fosfato de ferro e lítio pode reduzir os custos.

A ideia dos engenheiros é que esta fórmula trabalhe em união com a química presente nas baterias de níquel-cobalto-manganês, já presente nos carros eletrificados atuais. As empresas CATL e LG Energy Solution vão produzir em conjunto com a Ampere as novas baterias.

Desse modo, automóveis da Renault e Alpine receberão em breve o novo conjunto desse dispositivo. Segundo o portal Carscoops, os executivos da montadora francesa esperam que os modelos lançados a partir de 2026 já contem com essa nova bateria. Em suas estimativas, a adoção do novo conjunto pode reduzir os custos em até 20%, o que também diminuiria o valor final do modelo.

Renault 5 [divulgação]
Renault 5 [divulgação]

Carros compactos e médios serão os mais beneficiados

Como essas novas baterias acabam por consumir menos energia, elas acabam sendo mais eficientes em modelos compactos e médios. A CATL vai produzir esse novo projeto em sua fábrica na Hungria. Por sua vez, a LG Energy Solution vai cuidar da produção da bateria de LFP e mais as células de níquel-cobalto-manganês na Polônia.

A Ampere seguirá em parceria com as empresas sediadas na França AESC e Verkor para continuar comprando as baterias de NCM. A LG está estudando um projeto que permite que mais células sejam integradas, no estilo de bolsa nas baterias. Ela vai trabalhar no desenvolvimento do projeto com a Ampere e tudo isso visa reduzir um pouco mais os custos de produção.

Renault Megane E-Tech [divulgação]
Renault Megane E-Tech [divulgação]

De acordo com a visão do diretor de operações da Ampere, Josep Maria Recasens, a adoção dessa nova bateria prova a nova abordagem que a divisão eletrificada da Renault e visa garantir alocação de capital, flexibilidade e execução mais eficiente. O plano ainda serve para diminuir o máximo todo o valor de produção dos veículos antes da chegada da nova geração deles.

O que você acha da decisão da Renault e da Ampere? Conte nos comentários