A Renault está testando pelas vias brasileiras seu conjunto híbrido-leve de propulsão. Ele já é usado lá fora e por aqui ainda segue em estudos para passar por melhorias. Recentemente, uma unidade do SUV cupê Arkana foi flagrada em testes e estava equipada com essa motorização.
Quem revelou o flagra foi o leitor Lucas Tischer e a Auto Esporte que divulgou. Nele, o Arkana seguia pelas ruas do Brasil praticamente sem camuflagem. O modeo é oferecido na Europa e até possui esse mesmo conjunto de motorização, mas ele não está nos planos da marca francesa para ser ofertado juntamente com o Duster e Kardian.
Lá fora, o Renault Arkana MHEV utiliza o motor 1.3 TCe, igual ao brasileiro, que é híbrido-leve. Ou seja, o propulsor a combustão tem o auxílio de um pequeno motor elétrico, que atua em determinados momentos, dando potência e torque adicionais. Sua principal função é diminuir o consumo de combustível e também as emissões de gases poluentes.
SUV médio vem aí
Na Europa, o Arkana MHEV pode ter 140 cv e 26,5 kgfm de torque ou 160 cv e 27,5 kgfm com este conjunto de motores. Todavia, ele ainda só pode ser abastecido com gasolina. Para o mercado brasileiro, é esperado que o sistema híbrido-leve da marca chegue flex, ou seja, possa ser abastecido com gasolina ou etanol. E ele deve equipar o futuro SUV médio da montadora dona do Kwid.
Internamente, esse novo SUV da Renault está batizado como R1312 ou C-Neo. Ele usará a arquitetura do Duster de terceira geração, vai ter a produção iniciada em agosto de 2025 e brigará diretamente com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Ford Territory e mais modelos de porte médio. Um de seus principais destaques é que ele será cupê.
Então, seu teto terá uma queda suave na parte traseira, tal como o Fiat Fastback. O lançamento desse novo irmão maior do Duster faz parte do investimento de R$ 2 bilhões que a fabricante havia anunciado em meados de 2023 e ela ainda pontuou que ele poderia chegar ao país tropical com tecnologia híbrida.
Mas, este não é o único conjunto híbrido que a Renault está testando por aqui em um Captur da nova geração. Seus engenheiros já testam o sistema híbrido convencional E-Tech Full Hybrid. Ele usa como motor principal o 1.6 SCe e mais dois propulsores elétricos, um principal e outro de 49 cv. Todo o conjunto rende 145 cv e 20,9 kgfm e tem transmissão automática diferenciada.
Ansioso para ver o novo SUV da Renault? Será que ele vai movimentar o segmento de SUVs médios? Conte nos comentários