
A Renault do Brasil e a Geely Holding Group acabam de revelar que se tornaram parceiras. O principal intuito dessa união é que a matriz da montadora francesa por aqui comercialize carros de zero e baixas emissões de poluentes. Por sua vez, a Geely espera fazer investimentos para ampliar a infraestrutura de produção e outros setores da marca francesa.
Com essa parceria, a Geely planeja investir na planta da montadora dona do Kardian no Brasil. Ela poderá se tornar uma acionista minoritária e projeta melhorias em áreas como a parte de produção local, vendas e serviços. Desse modo, as instalações do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná, terá novidades.
Lá, os carros da atual linha da Renault continuarão a serem fabricados. Assim como, os modelos que a Geely escolher para iniciar sua introdução no mercado brasileiro. Inicialmente, a marca dona do Duster vai ser responsável pela distribuição dos carros da Geely. Assim, a montadora estrangeira pode acelerar sua entrada no mercado da América do Sul.

E a Nissan?
De acordo com um comunicado oficial, Luca de Meo, CEO do Renault Group, essa parceria já é de longa data. As empresas já eram parceiras na Coreia do Sul e ainda possuem aliança com a Horse, fabricante especializada em motores. Ainda nesse sentido, Luca pontuou que a nova cooperação no Brasil ajudará a fabricante francesa a se consolidar mais no cenário industrial na região do Paraná.
Por sua vez, Eric Li, chairman do Geely Holding Group, contou que um dos principais focos dessa união com a Renault é sobre a sustentabilidade. Ele disse que a relação entre as marcas está evoluindo desde a Coreia do Sul e chega agora ao Brasil. Ambas deverão compartilhar sinergias, experiências e mais itens para se consolidarem mais no mercado.
![Renault Duster Iconic Plus [Auto+ / Rafael Dea]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/08/1r6mNyoa-Renault-Duster-Iconic-Plus-17-jpg.webp)
Já sobre a Nissan, a Renault ainda segue com a aliança. Todavia, ela já reduziu de forma notória sua participação. Agora, a fabricante japonesa busca uma nova parceira, já que sua união com a Honda não deu certo. Uma das empresas que pode se juntar com a montadora dona do Kicks é a Foxconn, marca de eletrônicos.
O que será que a Renault e a Geely projetam para o Brasil? Conte nos comentários