Lançado há pouco tempo no mercado internacional, o Renault 5 se destaca na multidão principalmente pelo desenho retrô. Além disso, ele já ganhou prêmios e configura entre os modelos elétricos acessíveis da Europa. Mas, a marca francesa revelou seus próximos planos para ele e um visual reestilizado não deve vir tão cedo.
O que a montadora pretende é fazer atualizações mecânicas ao longo do tempo. Quem revelou essa novidade foi Fabrice Cambolive, CEO da fabricante, em uma entrevista durante um evento. Aliás, o 5 já ganhou prêmios como Carro Europeu do Ano, segundo o Autocar. Fabrice atribuiu o relativo sucesso comercial do hatch elétrico devido seu desenho.
Na visão do executivo, seus traços são marcantes e fortemente inspirados na década de 1970. Por isso e mais o conjunto mecânico composto por um motor elétrico que pode ter até 148 cv, tornaram o modelo tão atrativo perante o público. Fabrice pontuou que sua equipe vai sempre trabalhar para que o Renault 5 permaneça novo, mas que não deve mudar seu visual de forma drástica tão cedo.
Mudanças começarão em breve
De acordo com o executivo, um dos pontos positivos do hatch elétrico é seu desenho. Então, sua equipe quer deixar o máximo de tempo possível com esse principal atributo. Porém, ele revelou que a medida que o mercado exija novidades técnicas e que rivais como o Peugeot e-208 tragam melhorias, o 5 também deverá ter novos atrativos.
Uma das primeiras mudanças e que não deve demorar para acontecer é sobre a bateria que a fabricante passará a utilizar. Hoje, a montadora dona do Kardian usa o dispositivo feito com níquel, cobalto e manganês. Todavia, ela deverá passar a usar a união entre ferro, lítio e fosfato. Dessa forma, os custos de produção deverão sofrer uma queda.
Aí, o Renault 5 também ganhará novo preço. Já mais para o fim desta década, é esperado que a fabricante revele uma nova geração de carros elétricos. E o 5 deverá incorporar melhorias reveladas nos futuros modelos em sua trajetória. O compacto já conseguiu se firmar entre os carros elétricos mais vendidos na França e em breve chegará ao Reino Unido.
Expectativa alta
Cambolive pontuou que o papel do 5 no atual portfólio elétrico da marca é para atender aqueles clientes que realmente querem o modelo. E de quebra ele ainda ajuda aos condutores que querem adentrar no mundo eletrificado. O CEO revelou que a empresa projeta ter modelos movidos a bateria acessíveis, com preços de até € 25 mil ou aproximadamente R$ 155 mil.
Por fim, Fabrice contou que não encontra pontos negativos para que o Renault 5 não esteja entre os carros elétricos líderes de mercado na Europa, no próximo ano sobre as vendas. Contudo, ele disse que não é um objetivo para o compacto brigar diretamente com o Tesla Model Y, um dos modelos mais populares na região europeia.
Você daria uma volta no Renault 5 se ele viesse ao Brasil? Conte nos comentários