Não é novidade que os SUVs caíram no gosto dos consumidores. Foi com isso em mente que a Renault revelou o Grand Koleos 2025, desenvolvido em parceria com a Volvo e a Geely, oferecendo motores turbinados a combustão ou híbridos
O Grand Koleos 2025 usa a plataforma CMA, uma arquitetura desenvolvida pela Volvo e a Geely, que serve de base para o modelo Xingyue L, por exemplo. No Renault, estão disponíveis 4,78 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,68 m de altura e 2,84 m de entre-eixos. Ou seja, tem tamanho para ser um rival do Jeep Commander.
A novidade da marca francesa está sendo exibido durante o Busan International Mobility Show. Sua produção será concentrada na Coreia do Sul e ele será exportado para diversos mercados além do europeu. Como o Renault Grand Koleos 2025 se trata de um rebadge, a fabricante dona do Duster fez diversas modificações no projeto.
Renault Grand Koleos virá para o Brasil?
O termo Rebadge é quando uma montadora pega o projeto de uma outra, faz mudanças e revela um modelo parecido com o original. A Geely é detentora de 34% da Renault Korea, a antiga Samsung, não a marca de celulares. Desse modo, o Grand Koleos e o Monjaro ou Xingyue L são praticamente o mesmo carro, mas com leves diferenciações.
A Renault aplicou ao Grand Koleos novos para-choques, grade com desenho de escama de peixe e capô mais arredondado. Contudo, os faróis são os mesmos. Nas laterais, as mudanças se concentraram nas rodas com novos desenhos, os vincos das portas estão mais suaves e a janela do vigia ganhou novas linhas.
Segundo o portal Motor1.Com, na traseira, o novo SUV meio francês meio coreano ganhou nova tampa do porta-malas e sua placa será instalada no para-choque. Na cabine, os destaques são as telas que se encontram na frente. Até o passageiro dianteiro pode desfrutar de uma central multimídia própria.
Itens como head-up display, ar-condicionado de três zonas, sistema de câmeras, som da Bose e mais equipamentos serão seus destaques. No quesito segurança, o Renault Grand Koleos virá com frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo, para citar.
Debaixo do capô, ele poderá ter o motor 2.0 turbo a gasolina de 211 cv e câmbio automático de oito marchas e tração nas quatro rodas ou transmissão automatizada de sete marchas e tração dianteira. Já o híbrido, vem com propulsor 1.5 turbo tricilíndrico a gasolina e mais um motor elétrico.
Juntos, rendem 245 cv e possuem autonomia de 1 mil km na versão HI-X ou 1.250 km na variante Hi-P. Sua vinda ao Brasil é incerta, pois ele utiliza tanto a plataforma quanto motorização que a marca não produz ou equipa seus modelos por aqui. Além disso, a Renault tem outros SUVs que vão chegar em breve em solo nacional e um deles tem capacidade de sete lugares, coisa que o Grand Koleos não tem.
Gostaria de conhecer o Renault Grand Koleos de perto? Sabia que a Geely cuida da Renault na Coreia? Conte nos comentários!