Não tem cara de carro do futuro?

Renault revela conceito de SUV futurista e que usa hidrogênio

Pouco antes de começar o Salão do Automóvel de Paris, a Renault revelou o conceito do SUV Embleme. Ele pode usar até hidrogênio!

Renault
Renault Embleme Concept [Divulgação]

O Salão do Automóvel de Paris de 2024 vai trazer diversas novidades e pouco antes dele ser aberto, a Renault revelou o conceito do SUV Embleme. Ele é uma mistura de SUV com hatch e ares de perua, tem desenho futurista e usa o hidrogênio para ter uma autonomia ampliada. A marca ainda disse que ele consegue diminuir até 90% das emissões de CO2 ao longo de sua vida útil.

Logo de cara, o Embleme concept se diferencia dos modelos atuais pelo desenho com ar futurista. Na dianteira, as linhas dão um ar de agressividade ao modelo. Seu para-choque possui recortes, com faróis escondidos e iluminadores em formato e posições diferentes do comum. Seu capô possui aberturas e elas auxiliam em uma melhor aerodinâmica.

Aliás, o Renault Embleme Concept possui diversas melhorias focadas na aerodinâmica. Além do capô, ele usa câmeras mais compactas no lugar dos espelhos, suas rodas possuem desenho aerodinâmico e sua parte inferior é plana. Com tudo isso, ele conseguiu ter o coeficiente de arrasto de 0,25 cd, o que é bem baixo e isso é positivo.

Renault
Renault Embleme Concept [Divulgação]

Ele usa hidrogênio para ir mais longe

O SUV de porte médio usa a plataforma AmpR Medium, que é mais atualizada do que a arquitetura CMF-EV do Megane E-Tech, por exemplo. O Embleme Concept conta com 4,80 m de comprimento e o entre-eixos é de 2,90 m. Na traseira, se destacam as lanternas com desenho futurista, o spoiler integrado ao teto, a tampa do porta-malas com seus recortes e o para-choque com linhas mais salientes.

Vale destacar que o nome da montadora está escrito por extenso na tampa do bagageiro. Debaixo do capô, o Renault Embleme Concept conta com um motor elétrico de 215 cv, uma bateria de níquel, cobalto e manganês com 40 kWh de capacidade e mais uma célula de combustível de hidrogênio, acionada para viagens mais longas.

Renault
Renault Embleme Concept [Divulgação]

Essa célula de hidrogênio pesa cerca de 2,8 kg e agrega mais 350 km de autonomia extra ao SUV conceito. Os executivos da marca dona do Kardian disseram que ele pode percorrer até 1 mil quilômetros de autonomia e ser recarregado em até cinco minutos. Só que, para ter essa recarga rápida, você terá de encontrar um posto de reabastecimento de hidrogênio no caminho.

O Renault Embleme Concept pesa cerca de 1.750 kg e segundo a montadora, ele consegue reduzir em até 90% das emissões de CO2 durante toda sua trajetória. 20 empresas diferentes trabalharam com a montadora e com a divisão de elétricos dela, a Ampere, neste projeto. O Embleme usa materiais naturais e reciclados, peças reutilizadas e até energia renovável em sua produção.

Renault
Renault Embleme Concept [Divulgação]

Para quem quiser conhecê-lo de perto, a fabricante o exibirá em seu estande no Salão do Automóvel de Paris de 2024 e que vai acontecer entre os dias 14 e 20 de outubro. Depois, o conceito será preservado pela montadora e ela mostrará novos detalhes dele em uma apresentação especial.

O que você achou desse SUV futurista e ecológico da Renault? Gostaria de vê-lo de perto? Conte nos comentários