Às vezes, ser jornalista é uma questão de estar na hora certa e no lugar certo, muitas vezes sem qualquer premeditação. Pois bem, a oportunidade bateu à porta e o Auto+ descobriu com exclusividade com pessoas ligadas ao projeto que a Renault lançará um novo SUV no final do próximo ano.
Como noticiamos anteriormente, esse novo modelo pode ser fruto de um investimento de R$ 2 bilhões no Brasil. Vale lembrar que, até o ano que vem, a marca pretende investir um total de R$ 5 bilhões no país. Ainda não se sabe exatamente que modelo será esse, mas a data de lançamento está cravada: final de 2025.
Parte do investimento
Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, mencionou durante uma coletiva no Festival de Interlagos, no início deste mês, que a equipe de engenharia do fabricante está trabalhando ativamente no novo SUV, utilizando simulações digitais e novas tecnologias. Este será o primeiro produto desenvolvido sob essa nova ótica digital da Renault, com processos inovadores.
A marca destinará R$ 2 bilhões dos R$ 5 bilhões que investirá até 2025 exclusivamente para esse novo veículo. Recentemente, foram flagradas unidades da terceira geração do Dacia Duster europeu no Brasil. Sabe-se que o modelo terá uma versão alongada de sete lugares, chamada Grand Duster ou Bigster.
Esse modelo já havia sido especulado e confirmado para o Brasil, mas isso ocorreu antes da adoção de uma nova estratégia que separa a operação da Renault brasileira da Dacia. Há a possibilidade de que o novo SUV seja um modelo compacto, mas com proporções mais tradicionais e destinado a substituir o Duster.
Kardian cupê?
Outra alternativa bastante discutida é um SUV cupê de porte médio, que poderia finalmente colocar a Renault na disputa com o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross. Esse modelo atuaria de forma inédita no segmento, já que, fora as marcas de luxo, ninguém oferece um SUV médio cupê no Brasil.
No exterior, a Renault conta com o Arkana, que chegou a ser cogitado para o mercado brasileiro. No entanto, com o encerramento das operações da Renault na Rússia, onde o modelo foi desenvolvido com a plataforma do Duster, esses planos foram abandonados. É possível que tenhamos um modelo derivado dos europeus Symbioz e Austral, ou algo intermediário entre eles.
Outra novidade para o Brasil é que Ricardo Gondo confirmou que a Renault está trabalhando em um conjunto híbrido para o nosso mercado.
Atualmente, a Renault oferece motores semi-híbridos, híbridos tradicionais e híbridos completos na Europa. O Captur, principal modelo da marca por lá, possui versões semi-híbridas dos motores 1.0 TCe (do Kardian) e 1.3 TCe (do Duster). A versão híbrida convencional utiliza um motor 1.6 aspirado, assim como a versão híbrida plug-in (PHEV).
Quais são suas expectativas para esse novo SUV da Renault? Deixe sua opinião nos comentários!