Parente do Kardian

Renault Kardian sedã? Lada lança novo Iskra

Lada deixou de fazer parte do grupo Renault depois de ser vendida, mas ainda há ligações entre elas, como nesse sedã baseado no Kardian

Lada Iskra [divulgação]
Lada Iskra [divulgação]

Durante alguns anos, a Lada foi parte do grupo Renault e se aproveitava ao máximo dos benefícios que isso trazia. A marca francesa fornecia tecnologia e componentes para a russa, que desenvolvia seus próprios modelos. Só que agora fora do grupo francês, era de se esperar um corte total. Mas o Lada Iskra, com base de Renault Kardian, mostra que não.

O modelo é construído sobre a plataforma CMF-B do grupo Renault, que é uma variante rebatizada da RGMP do Kardian brasileiro. Contudo, a marca russa afirma categoricamente que a base foi toda retrabalhada com mais de 400 novos componentes, o que a torna tecnologicamente independente da base que a Renault e a Nissan usam.

A parte mecânica também tem ligações com a Renault, como o motor 1.6 quatro cilindros aspirado de 106 cv. Há também opção de outro motor 1.6 aspirado, mas esse de origem Lada, com apenas 90 cv – ou seja, potência de carro 1.0 três cilindros brasileiro. A variante mais potente tem opção de câmbio automático, mas a demanda maior é pelo manual.

Olha o Logan!

Visualmente, o Lada Iskra, primeiro carro 100% novo da Lada em anos, tem muitas semelhanças com o Renault Taliant e com o Dacia Logan, até com o Kardian. É perceptível que o visual básico do trio é igual, onde o volume do porta-malas é bem marcado, os ombros do carro são visíveis e a carroceria larga e comprida dá a ele um estilo mais parrudo.

Contudo, diferentemente do Logan, o Iskra não tem para-lamas bem marcados, o que faz com que suas rodas pareçam ainda menores do que de fato são. Na frente, os faróis são simples, halógenos, e conectados à grade frontal e à abertura de ar inferior por um friso cromado. Dependendo do ângulo, o estilo parece bem Mitsubishi. 

Lada Iskra [divulgação]
Lada Iskra [divulgação]

Atrás, o modelo tem lanternas de desenho simples, que lembram uma versão aumentada das usadas no Chevrolet Onix Plus, mas sem a parte que invade o porta-malas. O nome Lada vem escrito na tampa do porta-malas, que carrega a placa de identificação. Há ainda saída dupla de escape falsa moldada direto no para-choque. Imagens internas não foram reveladas.

Você teria um Lada Iskra? Conte nos comentários.


>> Kardian é o melhor carro da Renault em anos | Avaliação

>> Greve dos trabalhadores da Renault chega ao fim

>> Renault dispensa VW e pode se associar a BYD ou GWM