Durante alguns anos, a Lada foi parte do grupo Renault e se aproveitava ao máximo dos benefícios que isso trazia. A marca francesa fornecia tecnologia e componentes para a russa, que desenvolvia seus próprios modelos. Só que agora fora do grupo francês, era de se esperar um corte total. Mas o Lada Iskra, com base de Renault Kardian, mostra que não.
O modelo é construído sobre a plataforma CMF-B do grupo Renault, que é uma variante rebatizada da RGMP do Kardian brasileiro. Contudo, a marca russa afirma categoricamente que a base foi toda retrabalhada com mais de 400 novos componentes, o que a torna tecnologicamente independente da base que a Renault e a Nissan usam.
A parte mecânica também tem ligações com a Renault, como o motor 1.6 quatro cilindros aspirado de 106 cv. Há também opção de outro motor 1.6 aspirado, mas esse de origem Lada, com apenas 90 cv – ou seja, potência de carro 1.0 três cilindros brasileiro. A variante mais potente tem opção de câmbio automático, mas a demanda maior é pelo manual.
Olha o Logan!
Visualmente, o Lada Iskra, primeiro carro 100% novo da Lada em anos, tem muitas semelhanças com o Renault Taliant e com o Dacia Logan, até com o Kardian. É perceptível que o visual básico do trio é igual, onde o volume do porta-malas é bem marcado, os ombros do carro são visíveis e a carroceria larga e comprida dá a ele um estilo mais parrudo.
Contudo, diferentemente do Logan, o Iskra não tem para-lamas bem marcados, o que faz com que suas rodas pareçam ainda menores do que de fato são. Na frente, os faróis são simples, halógenos, e conectados à grade frontal e à abertura de ar inferior por um friso cromado. Dependendo do ângulo, o estilo parece bem Mitsubishi.
Atrás, o modelo tem lanternas de desenho simples, que lembram uma versão aumentada das usadas no Chevrolet Onix Plus, mas sem a parte que invade o porta-malas. O nome Lada vem escrito na tampa do porta-malas, que carrega a placa de identificação. Há ainda saída dupla de escape falsa moldada direto no para-choque. Imagens internas não foram reveladas.
Você teria um Lada Iskra? Conte nos comentários.
>> Kardian é o melhor carro da Renault em anos | Avaliação
>> Greve dos trabalhadores da Renault chega ao fim
>> Renault dispensa VW e pode se associar a BYD ou GWM