Recolocando o Kardian no foco dos consumidores e da mídia, a Renault lançou uma nova versão de entrada de seu SUV compacto. Exatos R$ 11.100 mais baratos que a então versão de entrada, o novo Renault Kardian manual sai por R$ 106.990 e soluciona dois problemas que a marca francesa tinha de uma vez.
De um lado, a chegada da transmissão manual recoloca o Kardian como alternativa para os consumidores que ainda são extremamente receosos com transmissões automatizadas de dupla embreagem. Afinal, o brasileiro verdadeiramente se traumatizou com o Powershift da Ford. Do outro, traz o SUV na faixa de preço de hatches compactos e garante economia.
Até então, o Renault Kardian era vendido nas versões Evolution de R$ 118.090, Techno de R$ 129.990 e Première Edition de R$ 138.990. A chegada do Evolution manual por R$ 106.990 reduz o valor de entrada do SUV francês em R$ 11.100. Mas o interessante é que a lista de equipamentos é idêntica ao modelo automático.
Itens de série
De série, o Renault Kardian Evolution manual conta com seis airbags, piloto automático não adaptativo, limitador de velocidade, assistente de partida em rampa, sensor de ré, câmera de ré, painel de instrumentos totalmente digital de sete polegadas, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e ar-condicionado digital de uma zona.
Há ainda retrovisores com ajuste elétrico e capa preto piano, barras de teto modulares, calotas de 16 polegadas, volante com ajuste de altura e profundidade, bancos revestidos em tecido com ajuste de altura para o motorista, cinto com ajuste de altura, faróis full-LED e vidros elétricos nas quatro portas com função um toque somente para o motorista.
Turbo manual
Na parte mecânica, o motor segue o 1.0 TCe três cilindros turbo de 125 cv e 22,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Segundo a Renault, o torque chega cedo, aos 2.500 giros. Já com gasolina, ele baixa para 120 cv e 20,4 kgfm, mas o torque máximo é entregue 500 rpm mais cedo.
O câmbio é manual de seis marchas, com as duas primeiras marchas e a sexta mais longas para privilegiar o consumo. Como resultado, o modelo marca 12,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina. Já com etanol, o Kardian manual. consegue 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada.
Comparado ao modelo automatizado de dupla embreagem, o Kardian manual é bem equilibrado. Sem o terceiro pedal, ele marca 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina, enquanto no etanol são 9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. Já o 0 a 100 km h difere bem: 9,4 segundos no automático contra 11,1 segundos do manual.
Você compraria um Kardian manual? Ou prefere o modelo automático? Conte nos comentários.