Um impacto atrás do outro

Renault Kardian ganha 4 estrelas no Latin NCAP

O Latin NCAP acaba de divulgar os resultados do teste com o Renault Kardian. O SUV compacto ganhou quatro estrelas e diversos comentários

Renault Kardian branco, visto de lado e sofrendo impacto frontal
Renault Kardian no Latin NCAP 2024 [Divulgação]

O Latin NCAP acaba de divulgar os resultados de testes de dezembro de 2024. Agora, o Renault Kardian saiu do teste e levou quatro estrelas para casa. O SUV compacto francês recebeu mais de 80% de avaliação em três testes e quase 50% na avaliação de proteção aos pedestres e usuários vulneráveis das estradas.

Em primeiro lugar, no teste de proteção do passageiro adulto, o Kardian anotou 83% ou 33,36 pontos. De acordo com os avaliadores, a proteção à cabeça e pescoço dos passageiros dianteiros foi boa no impacto frontal. A proteção do tórax do motorista foi marginal e a do passageiro da frente foi adequada. Mas, a proteção dos joelhos deles foi marginal.

Isso acontece pois as estruturas perigosas atrás do painel podem causar danos. As proteções para as canelas esquerdas deles ganharam selo adequado e as direitas selos de boa proteção. E a área dos pés foi tida como instável. O Latin NCAP ainda pontuou que a proteção de cabeça, abdômen e pélvis do Renault Kardian é boa. Porém, a do tórax é tida como adequada, no impacto lateral.

Renault Kardian branco, visto de trás, sofrendo impacto frontal
Renault Kardian no Latin NCAP 2024 [Divulgação]

Médias altas do Renault Kardian no Latin NCAP

No impacto lateral de poste, a cabeça, abdômen e pélvis receberam boa proteção. Contudo, tórax tem selo marginal. No Whiplash, o Kardian teve proteção marginal para pescoço. O órgão avaliador ainda pontuou que o modelo atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro. Já sobre a segurança do passageiro criança, o Kardian obteve 83% de nota.

Ele acumulou 40,63 pontos. Nos comentários, o teste pontuou que o dummy de um ano foi instalado usando Isofix, pé de apoio e que a cabeça estava sem exposição. Mas, o boneco teve desaceleração torácica maior do que o esperado. Aliás, o Latin NCAP pontuou que o dummy de três anos não sofreu alta exposição da cabeça no movimento para frente durante o teste do Renault Kardian.

Renault Kardian branco sofrendo impacto lateral e visto de frente
Renault Kardian no Latin NCAP 2024 [Divulgação]

No impacto lateral, o boneco que simula um bebê teve proteção total. Porém, o boneco que simula uma criança de três anos teve alta exposição da cabeça e possíveis lesões por isso. Na proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas, o Kardian obteve 23,02 pontos e 48% de avaliação.

De acordo com os avaliadores do Latin NCAP, o Renault Kardian não está em conformidade com os regulamentos UN127 e GTR9. Além disso, o SUV teve áreas de impacto na cabeça, níveis de proteção que vão de bom para adequado em algumas partes e mais comentários. Aliás, ele recebeu proteção pobre em direção à borda do para-brisa e ao pilar A.

Renault Kardian branco, visto de frente e sofrendo impacto lateral
Renault Kardian no Latin NCAP 2024 [Divulgação]

E os itens de condução semiautônoma?

A parte superior da perna foi vista como débil e pobre e a parte inferior da perna foi tida como boa proteção. Por fim, o órgão avaliou com 84% ou 36,03 pontos as assistências à segurança. Vale lembrar que o modelo é vendido no Brasil em quatro versões e todas trazem de série seis airbags, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas.

Renault Kardian branco, visto de cima e sofrendo teste de impacto lateral
Renault Kardian no Latin NCAP 2024 [Divulgação]

Na média geral, o Latin NCAP deu quatro estrelas para o Renault Kardian.

Você acha que o Kardian é seguro com essas notas acumuladas? Conte nos comentários