Novidades

Renault Espace F1 2022 é uma ideia tão errada e tão magnifica

No passado, Renault juntou uma minivan com um carro de Fórmula 1 e criou a Espace F1...e bem que poderia fazer isso novamente

Renault Espace F1 [al3x.blend]
Renault Espace F1 [al3x.blend]

Em 1994 a Renault chocou o mundo no Salão de Paris ao apresentar a Espace F1. A minivan trazia motor Renault vindo diretamente do bólido de competição da marca. Não poderia ser um choque maior entre dois mundos do que aquele. Mas e se a marca fizesse isso novamente?

A projeção criada por Alexandre Gouraud do perfil al3x.blend mostra como essa ideia poderia ressurgir em 2021. A atual geração da minivan Espace é uma das mais bonitas já feitas: tem pegada de SUV, é elegante e futurista ao mesmo tempo. O que seria perfeito para encaixar um motor de Fórmula 1.

No modelo original de 1994, a Renault instalou bem no meio da minivan um V10 Matra 3.5 que deixava os ocupantes praticamente surdos. Na nova empreitada, ela poderia usar um V6 1.6 turbo eletrificado com mais de mil cavalos que, certamente, seria bem menos barulhento e mais rápido.

Visualmente a projeção mostra carroceria alargada com uso extenso de fibra de carbono na lateral. O material permitiria deixar a Espace mais larga ao mesmo tempo em que não elevaria demasiadamente seu peso. Rodas aerodinâmicas em fibra de carbono completam o conjunto.

Renault Espace F1 [al3x.blend]
Renault Espace F1 [al3x.blend]
Na dianteira, uma enorme tomada de ar permitiria ao motor de competição respirar aliviado. Já na traseira, temos um extrator de ar e mais sessões em fibra de carbono: tudo em nome do alívio de peso. O toque nostálgico fica por conta do enorme aerofólio no teto que segue o que a Espace F1 original carregava.

Quatro assentos individuais de competição fariam com que a minivan de Fórmula 1 não carregasse toda família. Mas fazer duas viagens para a escola de manhã em um dia não seria nada difícil e uma experiência bastante rápida e empolgante.

>>Renault Bigster pode brigar com Compass, Taos e Corolla Cross no Brasil

>>Por R$ 40mil, Renault Kiger é  SUV mais barato da Índia. E no Brasil?

>>Avaliação: Duster é o melhor Renault feito nos últimos anos