Cada uma vai para seu lado

Renault e VW desistem de união para ter carro elétrico barato

As negociações entre a Renault e a Volkswagen não foram concretizadas e agora cada uma vai para um lado diferente

Renault Twingo [divulgação]
Renault Twingo [divulgação]

Uma das novidades de 2024 no setor automotivo seria a provável parceria entre a Renault e a Volkswagen. As marcas uniriam suas forças e expertises para desenvolver um carro elétrico barato, o qual viria para competir com os modelos elétricos chineses. Só que, as conversas entre as montadoras não trouxeram boas respostas.

Segundo informações apuradas pelo portal Automotive News Europe, as propostas entre as marcas francesa e alemã conseguiriam reduzir ao máximo o custo de produção de carros elétricos e desse modo o Renault Twingo renasceria 100% elétrico em 2026. Mas, os planos foram por água abaixo e agora elas seguirão suas trajetórias neste tópico sozinhas.

Durante o Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, em fevereiro, o CEO da Renault, Luca De Meo, afirmou que a empresa estava tendo conversas com a Volkswagen. O intuito era a criação de um modelo 100% elétrico acessível, com porte próximo do BYD Dolphin Mini. A ideia é que o modelo seja ofertado inicialmente na Europa, assim ele consegue barrar um pouco das vendas dos elétricos chineses que querem chegar ao mercado europeu.

Renault Twingo [divulgação]
Renault Twingo [divulgação]

Twingo quer briga

Luca ainda revelou que sua marca está focada neste lançamento e seguiria com o projeto com ou sem o apoio de uma marca parceira. As conversas com o grupo alemão duraram até recentemente, quando os executivos liderados pelo CEO da marca, Thomas Schaefer, optaram por finalizar as negociações. Agora, cada montadora seguirá sozinha na corrida por carros elétricos acessíveis.

No caso da Renault, a Ampere, divisão que cuida desses modelos, segue finalizando o projeto do Twingo. A previsão é que ele chegue ao mercado automotivo em 2026, com preços abaixo de 20 mil euros, ou cerca de R$ 111,2 mil. Para que ele tenha esse preço mais em conta, o Twingo vai usar diversas peças que já equipam os atuais carros elétricos da marca.

Renault Twingo [divulgação]
Renault Twingo [divulgação]

A futura geração do Twingo deve ser fabricada na planta da Eslovênia. Por sua vez, a Volkswagen segue criando novos modelos, e provavelmente o modelo mais acessível 100% elétrico da sua linha receba o nome de ID.1 e ele teria a missão de substituir o e-up!.

Está animado para ver o Renault Twingo do futuro? Se ele vier ao Brasil, você o compraria? Conte nos comentários


>> 5 carros que quase foram vendidos no Brasil

>> 5 versões legais do Fiat Uno que nunca tivemos no Brasil

>> Bricklin 3EV: um carro elétrico de três rodas e portas tesoura