.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Modelos que amam o meio ambiente!

Renault e Volvo fazem parceria para produzir novos carros

A Renault e a Volvo se uniram e criaram a Flexis, uma marca que inicialmente produzirá vans elétricas de carga com diferentes versões

Três vans elétricas da Renault e Volvo, vistas de frente, com prédio ao fundo e DRL's acesos
Vans elétricas da Flexis, marca da Renault e Volvo [Divulgação]

A Renault e a Volvo se uniram recentemente e acabaram de revelar uma nova linha de vans elétricas. Elas criaram a marca Flexis, que deverá ter inicialmente três modelos e que chegarão oficialmente ao mercado em 2026. As vans terão desenho com pegada futurista e até dois tipos de baterias. Mas, ainda não possuem os nomes oficiais.

A Flexis simboliza a união entre as montadoras francesa e sueca e será especializada em modelos elétricos de entrega. As vans ainda são chamadas pelos codinomes de Panel van, Cargo van e Step-in van. Elas são baseadas em uma plataforma nova e que possui arquitetura elétrica de 800V. Os modelos poderão ter diferentes tipos de carroceria e duas baterias distintas.

O início de produção das três vans elétricas da Renault e Volvo está programado para acontecer apenas em 2026. Ainda nesse sentido, elas serão produzidas na planta de Sandouville, na França, na instalação da Renault. As fabricantes esperam fabricar aproximadamente 15 mil unidades das vans ao longo de três anos.

Panel Van da Flexis, cinza com partes pretas, DRL's acesos, vista de frente e com fundo escuro
Panel van da Flexis, marca da Renault e Volvo [Divulgação]

Tem modelo para todas as necessidades

A Panel van será como uma irmã um pouco menor do que a atual geração da Renault Trafic. Ela não teve detalhes revelados, porém sua altura será limitada em 1,90 m. Assim, ela poderá circular pelas ruas e estacionamentos sem tantas restrições. Amplo espaço interno e capacidade de carga serão seus chamarizes.

Já a Step-in deverá ser a mais usada para as empresas de entregas. Ela tem o desenho mais diferente das três vans elétricas da Renault e Volvo. Ela será como uma prima do Kangoo, terá teto alto, portas dianteiras deslizantes e altura de até 1,90 m. Surpreendentemente, a Step-in teve seu design criado para deixar que os entregadores consigam andar de forma ereta na parte interna.

Step-in van da Flexis, cinza com partes pretas, vista de frente e com fundo escuro
Step-in Van da Flexis, marca da Renault e Volvo [Divulgação]

Por fim, a Cargo van contará com chassi-cabine. Ou seja, a parte traseira poderá comportar diversos formatos. Dessa forma, ela pode ter larguras e alturas diferentes para atender a necessidade do cliente. De acordo com a Flexis, as três vans possuem como objetivo fornecer o maior conforto aos seus ocupantes.

Por isso, a altura dos assentos foi projetada para não haver muitos impactos entre o joelho do motorista no painel do modelo. O piso de carga será baixo, para maximizar o espaço de carga. As três vans elétricas da Renault e Volvo contarão com sistema de carregamento rápido e a autonomia deverá ser nos arredores de 450 km.

Cargo van branca com partes pretas, vista de frente, com DRL's acesos e fundo escuro
Cargo van da Flexi, marca da Renault e Volvo [Divulgação]

Bastante investimento

Elas ainda terão um recurso baseado no sistema operacional Android do Google. Segundo Luca de Meo, CEO da Renault, ele permite que o Google consiga trazer mais recursos para as vans além das funcionalidades das telas. Aliás, elas poderão usar as concessionárias da Renault e Volvo por toda Europa na hora de fazer a manutenção.

Haverá ainda um centro operacional do cliente e lá ele terá acesso a informações como relatórios de desempenho dos modelos e outros detalhes. A Renault e a Volvo esperam investir cerca de 300 milhões de euros na Flexis nos próximos anos e a fabricante das vans elétricas quer se estabelecer como uma grande montadora desse tipo de veículo.

No entanto, não há detalhes se essas vans elétricas chegarão a outros mercados além do europeu.

O que você achou desses modelos? Conte nos comentários