É inegável que o mundo é dos SUVs agora. A categoria é a que mais cresce no mundo, tem vendas aumentando constantemente e é o segmento que mais tem carros diferentes. Contudo, muita gente ainda reclama dos SUVs, mesmo sem tanta razão. E essa reclamação excessiva é vista pela Renault como algo ruim.
Em entrevista à revista Autocar, Laurens van den Acker, afirmou que “quando as pessoas reclamam dos SUVs, eles acham que estamos falando daqueles gigantescos norte-americanos chassi sob carroceria que são pesados e fazem 4 km/l”. Essa citação faz sentido, visto que o que mais reclamam sobre os SUVs da Renault e de outras marcas, é por uma visão errada.
Contudo, van den Acker acrescenta que “quando você dirige um SUV de hoje em dia, eu tenho um Austral que faz 17,9 km/l, eles são leves, não são pesados, são espaçosos. Eu fico pensando se, quem reclama, está falando do mesmo tipo de SUV”. Ou seja, é nítido que o que era visto como SUV antigamente, já mudou radicalmente.
“E deixe essas pessoas que estão reclamando colocarem o dinheiro onde a boca deles está”, finaliza ao ser questionado sobre o declínio nas vendas de carros que não são SUVs. Na Europa, por exemplo, são nove SUVs da Renault atualmente no portfólio contra apenas três veículos de passeio (Twingo E-Tech, Clio e 5 E-Tech).
Vale lembrar que a linha de SUVs da Renault na Europa é constituída por Mégane E-Tech (que já foi um hatch), Captur, Symbioz (Captur alongado), Arkana, Scénic E-Tech (ex-minivan), Austral, Espace (também já foi minivan e hoje é um Austral de sete lugares), Rafale e o recém-apresentado 4 E-Tech.
Já no Brasil, a Renault também anda investindo fortemente em SUVs. A marca tem Kardian, Duster e Megane E-Tech. Além disso, já tem em preparação mais dois SUVs e uma caminhonete nova para o nosso país. Fora a Oroch, que é um SUV de caçamba, a Renault só tem o Kwid como não SUV, além dos zumbis Logan e Stepway.
Você acha que a reclamação sobre os SUVs da Renault e de outras marcas é excessiva? Conte nos comentários.