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Ele é produzido no Paraná!

Renault começa produzir motor 1.3 turbo flex no Brasil, mas ele perde potência

A Renault iniciou a produção do motor 1.3 turbo flex em São José dos Pinhais, no Paraná. E houve até investimento milionário

Funcionários da Renault e Horse reunidos para apresentação do motor 1.3 turbo flex feito no Brasil
Novo motor HR13 turbo flex da Renault e Horse [Divulgação]

Demorou um pouco, mas finalmente a Renault iniciou a produção do motor 1.3 turbo flex no Brasil. O propulsor já é usado atualmente no SUV compacto Duster e estará disponível para os futuros modelos Niagara e seu novo SUV médio. O propulsor é feito em parceria com a Horse. Além disso, a planta que o produz recebeu investimento de R$ 100 milhões.

Batizado de HR13, o motor 1.3 turbo flex é um velho conhecido dos brasileiros. Ele rende 163 cv e 25,4 kgfm de torque. Vale lembrar que antes entregava 170 cv e 27,5 kgfm de torque. Ou seja, perdeu cavalaria igual ao 1.3 turbo da Stellantis. A versão flexível dele foi desenvolvida especialmente para o mercado sul-americano.

Aliás, ele já atende as rígidas normas do programa Proconve L8, que vigora desde o dia 1° de janeiro de 2025. Por isso, inclusive, a perda de força. O motor 1.3 turbo flex da Renault e Horse conta com injeção direta e tem quatro cilindros. Cada um deles possui injetores de seis furos montados na parte central e operam a 200 bar de pressão.

Funcionários da Renault e Horse reunidos para apresentação do motor 1.3 turbo flex feito no Brasil
Novo motor HR13 turbo flex da Renault e Horse [Divulgação]

Novo motor é feito ao lado de um conhecido

Ainda nesse sentido, os cilindros foram projetados para uma atomização excepcional do combustível, proporcionando potência e torque sem comprometer a eficiência do combustível. Surpreendentemente, a planta de São José dos Pinhais, no Paraná, recebeu um investimento de R$ 100 milhões para o início da produção.

De acordo com os executivos da Renault e Horse, o novo motor 1.3 turbo flex poderá ter até 600 mil unidades produzidas anualmente nessa instalação. A Horse ainda pontuou que em meados de 2024, investiu no processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes de alumínio para os motores HR10 e HR13.

motor 1.3 turbo Renault DUster
Renault Duster Iconic Plus [Auto+ / Rafael Dea]

O HR10 é o 1.0 turbo tricilíndrico que equipa o Kardian. Esse investimento também permitiu a expansão das instalações de teste de propulsão e emissões para atender fabricantes terceirizados da região. Segundo o diretor da fábrica da Horse Brasil, Wesley Palma, o início da produção do motor HR13 no Brasil mostra o compromisso da empresa em apresentar soluções adaptadas aos mais diversos mercados.

Ele disse que o motor 1.3 turbo flex que vai equipar os carros da Renault foi criado para atender os consumidores brasileiros. Para finalizar, Patrice Haettel, CEO da Horse, contou que o propulsor turbo flex foi otimizado para atender as necessidades do público brasileiro.

Futuros modelos contarão com novo motor

Já falando sobre modelos que utilizarão essa novidade, a futura caminhonete Niagara e o futuro SUV médio da marca francesa são os mais cotados. No entanto, o segundo deverá chegar primeiro, com expectativa para meados deste ano. Ele terá como rivais diretos os Jeep Compass e Toyota Corolla Cross e ficará posicionado acima do Duster.

Aliás, ele teve diversos flagras revelados em testes no Brasil. Já a caminhonete só deverá dar o ar da graça mais para frente, por volta de 2026.

Você gosta dos carros da Renault? Já conhecia o desempenho desse motor 1.3 turbo? Conte nos comentários