Quase como irmãos gêmeos, mas de temperamentos totalmente diferentes, os Range Rover Vogue e Range Rover Sport mudam quase que ao mesmo tempo. Enquanto o SUV mais luxuoso da Land Rover ganhou uma nova e polêmica geração a pouco tempo, o rival do Porsche Cayenne se renovou apenas agora e já traz algumas excentricidades.
Começa pelo fato de que ele tem sete tipos diferentes de motores. Sim, sete para apenas um carro. A realidade é que a linha é composta por um motor 3.0 seis cilindros em linha com variantes diesel, gasolina e híbrida, além de um V8 4.4 vindo diretamente da BMW. Nem todo os motores serão oferecidos em todos os países, vale lembrar.
Com o 3.0 seis cilindros em linha micro híbrido gasolina, a Land Rover começa com o P360 de 360 cv e 50,9 kgfm de torque, que chega aos 100 km/h em 5,7 segundos. Com gasolina, esse é o motor mais lento. A cavalaria sobe para 400 cv e o torque vai a 56 kgfm no P400. Nesse caso, ele chega aos 100 km/h em 5,4 segundos.
Se a opção foi híbrida, o 3.0 seis cilindros tem duas versões. A de entrada é o P440e com 440 cv e 63,2 kgfm, podendo rodar até 114 km somente com eletricidade. Ele chega aos 100 km/h em 5,5 segundos. Já o P510e reduz a autonomia elétrica em 1 km, mas atinge os 100 km/h 0,3 segundo antes por conta dos 510 cv e 71,4 kgfm.
Opções diesel e híbridas
O motor 3.0 seis cilindros em linha ainda é oferecido em duas opção diesel, ambas micro híbridas também. O D300 vem com 300 cv e 66,2 kgfm de torque e é o Range Rover Sport 2023 mais lento à venda, pois chega aos 100 km/h em 6,3 segundos. Já o D350 sobe para 350 cv e 71,4 kgfm (igual ao 3.0 híbrido mais potente), atingindo os 100 km/h em 5,6 segundos.
Por fim, a Land Rover oferece o motor 4.4 V8 da BMW na versão P530. Nessa configuração, o Range Rover Sport entrega 530 cv e 76,5 kgfm – é o mais potente e torcudo da família. Os 100 km/h chegam em 4,3 segundos. Em todas as versões, o câmbio é automático ZF de oito marchas e a transmissão é distribuída nas quatro rodas.
Aparatos off-road
Como é típico entre os Land Rover, o modelo é cheio de aparatos eletrônicos. Traz suspensão a ar, controle eletrônico de chassi, roda traseira esterçante, diferencial eletrônico com vetorização de torque, além de sistemas autônomos como frenagem de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado, entre outros.
A Land Rover equipou o Range Rover Sport 2023 com sistema Wade, o qual coloca o SUV em sua altura máxima, fecha todas as entradas de ar e o prepara para superar um alagamento de até 90 cm. Há também piloto automático off-road, o qual controla aceleração, freio e sistemas de tração sozinho mesmo em solo não pavimentado.
Horizontal
O estilo do novo Range Rover Sport está longe de ser unanimidade. Enquanto a dianteira é uma evolução do modelo anterior, com faróis e grades mais finos, mas o mesmo estilo de sempre, a traseira promete dividir torcidas. Uma barra preta conecta as finas lanternas e traz o nome Range Rover embutido. Ao contrário do Vogue, porém, ela não esconde luzes.
A tampa do porta-malas só não é lisa por conta de um vinco forte que a divide em duas partes. O logotipo da Land Rover foi deslocado para a direita, enquanto na esquerda o nome Sport aparece. Já a placa migrou, pela primeira vez, para o para-choque. Saídas duplas de escape formam o estilo agressivo do modelo.
Por dentro, console central alto, central multimídia curva com Alexa e linhas horizontalizadas dominam. Ele tem painel de instrumentos digital e filetes de LED para deixar a cabine mais aconchegante. Por falar nisso, os bancos dianteiros tem 22 tipos de ajustes diferentes, massageadores e se integram ao sistema de purificação do ar.
Preços, versões e lançamento do novo Range Rover Sport 2023 no Brasil ainda não foram anunciados pela Land Rover.
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