Demorou, mas finalmente a nova Ram Rampage Big Horn começa a ser vendida no Brasil. A nova versão de entrada da caminhonete intermediária é um dos grandes destaques da linha 2025 do modelo. Com preço abaixo de R$ 240 mil, ela chega para ser a variante mais acessível da rival da Ford Maverick e já conta com o novo motor 2.2 turbo diesel de 200 cv.
No desenho, a Rampage Big Horn traz diversos apliques cromados. Grade exclusiva com borda cromada e aletas escurecidas q8e destacam o logo Ram. As rodas são de liga leve de 17 polegadas, com acabamento mais claro e usam pneus 235/65. Moldura das janelas, acabamento dos retrovisores e para-choque traseiro também são cromados.
Contudo, a nova Ram Rampage Big Horn quer se destacar pelo preço, mantendo uma boa lista de itens de série. Ela traz faróis e luz de neblina em LED, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e mais itens. A caçamba tem revestimento, iluminação em LED e capota marítima. A tampa possui trava elétrica e amortecimento e abertura remota pela chave presencial.
Além disso, tem ainda seis airbags, controles de tração, estabilidade e mitigação de rolagem da carroceria. Monitoramento de pressão dos pneus, freios a disco ventilados nas quatro rodas com ABS e EBD se destacam. Piloto automático, limitador de velocidade, painel de instrumentos de 10,3 polegadas também são de série.
Aliás, a central multimídia tem 12,3 polegadas e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Tem GPS embarcado e pode conectar dois celulares ao mesmo tempo. Carregador sem fio e refrigerado e seis portas USB servem para recarregar os dispositivos, sendo três deles com saída do tipo C.
Nova versão, novo motor
Já no quesito potência, a nova Ram Rampage Big Horn traz o novo motor 2.2 turbo diesel. Ele dispõe de 200 cv e 45,9 kgfm de torque. Ele foi desenvolvido globalmente, mas atende as necessidades e normas de emissões brasileiras. O motor tem quatro cilindros e 16 válvulas. O 0 a 100 km/h é feito em menos de 10 segundos e as retomadas de 60 km/h até 100 km/h é feita em 6,4 segundos.
Por sua vez, a retomada entre 80 km/h e 120 km/h é feita em oito segundos. Inclusive, a transmissão é automática de nove marchas e que teve revisão para se unir ao novo propulsor. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, PBEV, a Rampage Big Horn marca no consumo 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.
Legado mantido
Já que se trata de uma caminhonete, ela traz tração 4×4 Auto e tem marcha reduzida. Ela traz também assistente de partida em descidas. Sua caçamba acomoda 980 litros. Na cabine, a nova Ram Rampage Big Horn tem freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, volante multifuncional e até borboletas para trocas das marchas.
Ar-condicionado digital de duas zonas e saídas para bancos traseiros, chave presencial, bancos em tecido e escurecidos são de fábrica. Aliás, o painel e painel de portas possuem revestimento macio ao toque. Por fim, a nova versão ainda possui a conectividade Ram Connect.
Se trata de um dispositivo que pode ser acessado por celular ou smartwatch, onde existem informações da Rampage Big Horn. Por exemplo, dá para saber o monitoramento de pressão dos pneus, próxima revisão, dar a partida do motor e mais funções. Ele é grátis no primeiro ano, possui itens de segurança como assistência para recuperação, alerta em caso de tentativa de furto e socorro 24 horas.
O aplicativo permite que a caminhonete vire um ponto de wi-fi para até oito dispositivos. Ela já está disponível nas concessionárias do Brasil e custa R$ 237.990.
O que você achou da nova Ram Rampage Big Horn? Teria essa versão na sua garagem? Conte nos comentários