Novidades

RAM terá sua própria Fiat Toro 100% elétrica

Planos de eletrificação do grupo Stellantis incluem uma equivalente da Fiat Toro para a RAM, mas com propulsão elétrica

RAM elétrica [reprodução] Fiat Toro
RAM elétrica [reprodução]

A Fiat Toro deu as cartas e agora outras marcas vão correr atrás desse mercado, até mesmo dentro do grupo Stellantis. Há tempos rumores sobre uma picape RAM menor que a 1500 circulam pelas redes – incluso a volta da Dakota. Mas o que é oficial é que esse futuro será de uma equivalente da Fiat Toro, mas 100% elétrica.

Os novos modelos do grupo Stellantis serão construídos em apenas quatro plataformas. A STLA Small será uma evolução da CMP do Peugeot 208, Opel Corsa e futuro Citroën C3. Ela é destinada a ser usada em modelos compactos e médios. A base estará nas próximas gerações de Fiat Argo e Jeep Renegade.

Já a STLA Medium será usada por carros médios e grandes com tração dianteira e posicionamento premium. Basicamente será uma evolução da EMP2, também de origem PSA. Hoje ela dá vida a modelos como Peugeot 3008, Citroën C5 X e DS 9. Modelos menores da Alfa Romeo, Lancia e até alguns Jeep usarão a base.

Já a plataforma STLA Large surgirá a partir da Giorgio da Alfa Romeo. Ela é destinada a modelos com tração traseira ou integral, além dos muscle-cars da Dodge. E é justamente nessa base que surgirá a Fiat Toro da RAM. A picape monobloco, entretanto, terá motorização 100% elétrica apenas.

Dupla investida

Revelada pelo teaser da Stellantis, essa nova picape monobloco terá como rivais a Ford Maverick, além da Hyundai Santa Cruz nos EUA. Ainda sem data para estreia, ela terá faróis finos, acompanhados por uma grade frontal estreita com o nome RAM. As lanternas traseiras invadirão a tampa da caçamba e lembram os atuais modelos da Jeep.

RAM 1500 elétrica [reprodução]
RAM 1500 elétrica [reprodução]
Além da Toro elétrica da RAM, a marca de picapes também prepara uma 1500 movida a baterias. O intuito é rivalizar com a Ford F-150 Lightning, que vem fazendo mais sucesso que o esperado. A Stellantis promete mais de 800 km de autonomia quando a picape chegar ao mercado norte-americano em 2024.

>>Fiat Toro turbo flex 2022 não é rainha à toa, mas segue bebum | Avaliação

>>Nissan Frontier XE é old-school, com forte custo-benefício – Avaliação

>>Ford Ranger Black: urbana, elegante e bom custo-benefício | Avaliação