Rampage pode voar novos ares

Ram estuda exportar Rampage para mercado rival do Brasil

A Ram está estudando ofertar a Rampage em mais um mercado, só que o novo exige uma série de mudanças em relação ao veículo brasileiro

Ram Rampage Rebel [Auto+ / João Brigato]
Ram Rampage Rebel [Auto+ / João Brigato]

Exportar carros é uma prática bastante comum no setor. De olho no crescimento do segmento de caminhonetes intermediárias e nas vendas da Ford Maverick lá nos Estados Unidos, a Ram já cogita oferecer ao público local a nossa Rampage. Contudo, existem alguns entraves que podem atrasar o lançamento.

Segundo apuração do portal Auto Esporte, os executivos da fabricante estão estudando uma forma de levar a nossa caminhonete intermediária para lá. Só que, existe uma lei criada em 1964 que aplica um aumento de cerca de 25% sobre o valor das picapes pequenas que são levadas para os Estados Unidos. Isso não tornaria a Rampage feita aqui tão atrativa para os consumidores locais.

Uma solução que a marca estuda é levar todos os componentes dela para ter a montagem finalizada lá ou em uma instalação mexicana. Desse Modo, a Ram Rampage não teria o imposto cobrado. Recentemente, a Stellantis afirmou para o público que reativaria uma planta nos arredores de Chicago e que de lá sairia um modelo da montadora.

Ram Rampage Rebel [Auto+ / João Brigato]
Ram Rampage Rebel [Auto+ / João Brigato]

O alvo é certeiro

Outra hipótese é a fabricação da Rampage na planta de Toluca, no México, ao lado do Jeep Compass. Um fator em comum é que ambos dividem a plataforma Small Wide 4×4. Outro empecilho notado pelos executivos da Ram é que a caminhonete precisa passar por mudanças estruturais para atender as normas impostas pelo governo estadunidense. Como diversos protótipos já foram flagrados em testes, essa questão poderá ser resolvida com facilidade.

Quem não deve sofrer tantas modificações é sua parte de motorização, já que diversas versões da Ram Rampage fabricadas no Brasil contam com o motor 2.0 turbo Hurricane, de 272 cv e 40,8 kgfm de torque. Ele já está presente no SUV Jeep Wrangler. Outro ponto importante reforçado pela equipe da Ram é que o modelo aqui é tido como intermediário e se for para os Estados Unidos, vai descer de categoria.

Ram Rampage RT [Auto+/ João Brigato]

Por lá, tanto a Rampage quanto a Ford Maverick fazem parte da categoria de picapes pequenas. Mas, o objetivo da montadora norte-americana é tirar um pouco da paz que a Ford teve nos últimos tempos. No mercado norte-americano, a Maverick acumulou nos seis primeiros meses deste ano, cerca de 80 mil unidades vendidas.

E como a categoria está em crescimento, a Ram quer também adentrar com força e apresentar aos estadunidenses a Rampage. Todavia, ainda não há data oficial de lançamento e nem a confirmação dessa novidade a ser enfrentada pela caminhonete.

Será que esse plano vai dar certo? Gosta da Rampage ou prefere a Maverick? Conte nos comentários