![Dodge Dakota 1997 [divulgação] Dodge Dakota 1997 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/02/dodge_dakota_sport_regular_cab_38_edited-990x556.jpg)
Desde que a Dakota saiu de linha nos EUA em 2011, o até então grupo Chrysler ficou sem picape média em seu portfólio. Agora que esse segmento voltou a bombar nos EUA, a FCA estava pronta pra reviver a RAM Dakota internacionalmente. Mas os planos para a rival de Chevrolet S10 e Toyota Hilux foram cancelados na nova fase Stellantis.
Diferentemente do Brasil onde as picapes médias tem maior representatividade de rivais e tamanhos que outros segmentos de caminhonetes, lá nos EUA elas têm volume proporcionalmente mais baixo. Ainda assim, a FCA havia investido na categoria com a Jeep Gladiator e preparava a RAM Dakota como um complemento à linha.
Afinal, a Gladiator é uma picape mais voltada ao lazer e off-road, além de substancialmente mais cara que as rivais. Com a Dakota, a RAM teria uma caminhonete para concorrer em pé de igualdade com Toyota Tacoma (equivalente à Hilux), Ford Ranger, Chevrolet Colorado (prima da S10), Nissan Frontier e GMC Canyon.
Dado o sucesso da Gladiator, a Stellantis viu na RAM Dakota uma potencial ameaça para a picape do Wrangler. Segundo informações internas obtidas pelo GM Authority, o projeto foi congelado e pode nem mesmo ver a luz do dia.
Picapes como 1500 e 2500 não têm tanto volume quanto uma média que rivalizaria com Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton.
>>Jeep Gladiator chega à Europa com motor diesel. Vem ao Brasil?
>>Avaliação: Chevrolet S10 High Country: não contavam com minha astúcia
>>Ford Ranger Storm é custo benefício para estrada e terra – Avaliação