Visual apimentado e motor V8

Ram Classic R/T é exclusiva em todos os sentidos | Impressões

A edição especial Ram Classic R/T é limitada em 100 unidades e custa R$ 359.990. É a caminhonete em roupagem de despedida

Ram Classic R/T
[Ram Classic R/T / Rafael Dea]

Grande, luxuosa e agora com um apelo esportivo, a Ram Classic resgatou a nomenclatura R/T para criar uma edição de despedida da caminhonete e do motor V8 5.7 naturalmente aspirado. Limitada a 100 unidades (50 na tonalidade vermelho Flame e 50 na cor preto Diamond), ao preço de R$ 359.990, a Ram Classic R/T destaca-se pelo caráter esportivo e exclusivo.

Mais cara que as caminhonetes topo de gama na faixa dos R$ 300.000, como a Chevrolet S10 High Country (R$ 302.900), Ford Ranger Limited V6 3.0 com o opcional de assistentes à condução (R$ 349.990), Nissan Frontier Pro-4X e Platinum (ambas por R$ 321.990) e Toyota Hilux SRX Plus (R$ 336.900), a Ram Classic R/T se sobressai por suas dimensões superlativas.

Embora a diferença de preço da Ram Classic R/T para a Classic Laramie Night Edition (R$ 339.990) seja de R$ 20.000, esse valor é justificado pela caracterização do exterior e alguns toques de exclusividade na cabine.

Ram Classic R/T exibe visual exclusivo

O visual do exterior desta última safra da caminhonete inclui faróis e lanternas com máscara negra, a grade do radiador em forma de cruz e colmeia, característica das caminhonetes Dodge desde a segunda geração da Ram 1500.

Além disso, há o adesivo sobre o capô e as grandes rodas escurecidas de 20” (também encontradas na configuração Laramie Night Edition) com pneus 275/60R20.

A lateral se destaca pelo logotipo V8 5.7 Hemi em preto fosco, assim como o adesivo vertical R/T (também batiza uma versão da Ram Rampage) na porção da caçamba. Os emblemas na tampa da caçamba também são em preto fosco, enquanto a dupla saída de escape ecoa o ronco borbulhante do motor V8.

Ram Classic R/T
[Ram Classic R/T / Rafael Dea]

Esses detalhes sutis e de bom gosto elevam a personalidade da Ram Classic com a nomenclatura R/T, famosa entre os brasileiros, principalmente pelo Dodge Charger R/T, fabricado pela Chrysler no Brasil.

Embora a Ram Classic seja um projeto de quarta geração, ficando atrás das atuais 1500 Rebel e Limited, suas dimensões são superiores às das picapes médias oferecidas em nosso mercado.

Ram Classic R/T

Com 5,816 m de comprimento, 2,017 m de largura, 1,970 m de altura e 3,570 m de entre-eixos, a Ram Classic R/T é uma verdadeira sala de estar sobre rodas. Para comparação, ela é 49 cm mais longa, 16 cm mais larga e 16 cm mais alta que uma Toyota Hilux.

A Ram Classic R/T oferece bancos elétricos para motorista e passageiro, aquecimento para todos os quatro assentos e volante, resfriamento para os bancos dianteiros, piso elevado para crianças no banco traseiro, chave presencial, monitoramento da pressão dos pneus, piloto automático simples, retrovisores elétricos com função de rebatimento e regulagem elétrica dos pedais do acelerador e freio.

[Ram Classic R/T / Rafael Dea]

Dentro da cabine, a qualidade dos materiais e os arremates chamam atenção. O volante de aro grosso proporciona uma boa empunhadura e os bancos acomodam bem o corpo na região lombar. Os comandos estão bem localizados, mas o volante só regula em inclinação, não em altura ou profundidade.

O sistema multimídia de 8,4 polegadas possui Apple CarPlay/Android Auto via cabo e navegação embarcada. O espaço para as pernas e joelhos dos passageiros traseiros é abundante, permitindo conforto mesmo para adultos de alta estatura.

[Ram Classic R/T / Rafael Dea]

A lista de série inclui seis airbags, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado digital de duas zonas e tração 4×4. A caçamba possui capacidade volumétrica de 1.424 litros, mas a capacidade de carga é de apenas 531 kg, inferior à da Fiat Strada Cabine Simples, que suporta 720 kg.

[Ram Classic R/T / Rafael Dea]

Motor V8 naturalmente aspirado

Debaixo do capô da Ram Classic R/T está um motor V8 5.7 Hemi, que gera 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de oito marchas. Apesar do bom desempenho, a Ram Classic R/T não tem pretensões esportivas como a Toyota Hilux GR-Sport (a partir de R$ 372.890) ou a Ford Ranger Raptor (R$ 466.500).

No evento de lançamento, não tivemos a oportunidade de andar na Classic R/T, mas, sem aprimoramentos técnicos, mantém a condução típica da caminhonete norte-americana.

Ram Classic RT
[Ram Classic R/T / Rafael Dea]

Aliás, durante as acelerações, o ronco dos oito cilindros em V, ligados a uma caixa automática de oito marchas muito bem escalonada, ecoa pela cabine, incitando uma condução mais enérgica. Aliás, precisa de 7,7 segundos para ir da imobilidade aos 100 km/, de acordo com os dados declarados pelo fabricante.

Ao pressionar o pedal do acelerador, ela salta e avança com vigor. Outra qualidade de condução ainda é ressaltada pelas suspensões suaves, que efetivamente absorvem as irregularidades do terreno, proporcionando uma dinâmica adequada para um veículo dessa categoria. A direção é bem conectada ao motorista, melhorando a experiência de condução, mas quanto ao consumo…

Com uma condução suave, o sistema desativa metade dos cilindros. Oficialmente, a RAM declara um consumo de 5,2 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada. No entanto, durante nossos testes com a Classic Laramie Night Edition, conseguimos médias de 6 km/l. Isso pode ser um inconveniente para alguns consumidores.

Veredicto

Para quem aprecia uma picape com porte avantajado, conforto e muito luxo embarcado, a Ram Classic R/T é uma indicação acertada. Além do visual exclusivo, trata-se de uma edição limitada, algo que fará os colecionadores correrem às concessionárias. Além disso, o desempenho é um capítulo à parte.

Com uma pegada esportiva, a Ram Classic R/T é uma despedida que faz jus ao legado do motor V8 e da Ram em nosso mercado.

O que você achou da Ram Classic R/T. Compraria essa edição especial de despedida? Deixe sua opinião nos comentários.


>>Sylvio de Barros, piloto e empresário, morre aos 57 anos 

>>Miniatura do McLaren Senna custa quase um Citroën C3 Aircross

>>Auto+ Podcast – EX30 é um Volvo de verdade? Exclusivo: Strada turbo Cabine Simples vem aí!