Cada vez mais carros elétricos estão ganhando as ruas. Embora alguns consumidores ainda tenham dúvidas sobre esse tipo de veículo devido ao abastecimento e à chamada ansiedade pela autonomia, para quem já se rendeu aos elétricos, é uma alternativa para escapar dos postos de combustível e também cuidar do meio ambiente. Esse é o tema da Pergunta da Semana: qual modelo elétrico te fez repensar esse tipo de carro?
Para que sua resposta faça parte da lista completa na sexta-feira, deixe sua sugestão na caixa de comentários ou através de nossas redes sociais. Mas antes, confira os modelos elétricos que mudaram a opinião da nossa equipe de jornalismo.
BYD Han – João Brigato / Editor
Ao mesmo tempo que o BYD Han mudou minha visão sobre carros elétricos, também alterou o que pensava sobre carros chineses. A dinâmica é muito boa, o motor elétrico tem força bruta e o interior é luxuoso. Mas o carro de baixo, também transformou minha visão sobre os elétricos.
Porsche Taycan Turbo S – Rafael Dea / editor-assistente
Participei do lançamento do Porsche Taycan em 2020 e após algumas voltas no circuito Velocitta (SP), me fizeram mudar minha visão sobre o fabricante ter modelos elétricos; um purismo bobo. Afinal, ele é um puro-sangue movido a eletricidade capaz de chegar aos 100 km/h em 2,8 segundos, transmitindo acelerações tão fortes que parecem um soco no estômago e causam perda da visão periférica. Simplesmente animal!
Nissan Leaf – Leo Alves / repórter
O Nissan Leaf ficou obsoleto, mas ele foi o primeiro carro elétrico que testei para valer. E em 2020, ele era um dos poucos modelos a bateria que tinhámos no Brasil. Por isso, ele foi o veículo elétrico que me fez ver como esses modelos podem ser divertidos, além do benefício de não precisar abastecer. Hoje, o Leaf já não faz mais sentido, mas há quatro anos, ele era uma das referências entre os elétricos.
BYD Dolphin – Felipe Yamauchi / repórter
Ele chegou ao mercado fazendo bagunça, tanto é que mobilizou carros movidos a combustão e até incentivou as demais montadoras a pensarem com mais afinco na eletrificação por completo. O Dolphin tem visual agradável, lembra muito o Honda Fit e é um modelo bastante acessível, mesmo que o Brasil não tenha mais veículos tão baratos assim. Todos esses motivos me fizeram repensar a vontade de se ter um automóvel elétrico e minha visão sobre eles.
Você já andou em algum desses carros elétricos? Se sim, eles mudaram sua visão sobre esse tipo de mobilidade? Escreva nos comentários!