Quando falamos de caminhonetes full size, logo vêm à mente os modelos norte-americanos Chevrolet Silverado High Country, Ford F-150 Lariat e Lariat Black, além da nova Ram 1500. Esta última passou por alterações estéticas e recebeu o novo motor seis cilindros em linha 3.0 biturbo, substituindo o icônico V8 Hemi naturalmente aspirado, agora acoplado ao câmbio automático de oito marchas.
Essa combinação mecânica entrega 426 cv e 64,8 kgfm de torque, números dignos de carros esportivos, permitindo que a Ram 1500 acelere de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinja a velocidade máxima de 180 km/h. Tudo isso em um utilitário de 2.663 kg em ordem de marcha.
A nova Ram 1500 é comercializada nas versões Laramie (a partir de R$ 569.990) e Laramie Night Edition (R$ 579.990). A principal diferença entre elas está nos acabamentos escurecidos e nas rodas de 22 polegadas da Night Edition, enquanto a Laramie traz rodas de 20 polegadas. Mas, afinal, quais são os motivos para comprar a Ram 1500?
Pontos positivos da nova Ram 1500
Motor
A introdução do motor seis cilindros em linha 3.0 biturbo é o grande destaque da caminhonete. Ele proporciona funcionamento mais silencioso e entregas de potência mais progressivas em comparação ao V8 5.7 Hemi de 400 cv e 56,7 kgfm. Com isso, houve um ganho de 26 cv e 8,1 kgfm de torque.
Suspensões a ar
A nova Ram 1500 vem equipada com suspensões a ar Active-Level™ ajustáveis em cinco níveis: Normal, Aero, Off-Road 1, Off-Road 2 (eleva a altura até 26 cm) e Entry/Exit, que facilita o acesso à cabine e o manuseio da caçamba, com vão livre de 156 mm.
Tamanho
Como toda caminhonete full size, a nova Ram 1500 impressiona pelo porte. Mede 5,90 m de comprimento, sendo maior que a Ford F-150 Lariat e Lariat Black (5,88 m) e levemente menor que a Chevrolet Silverado (5,91 m), que usa motor V8 5.3 de 360 cv e 52,9 kgfm.
Luxo e conforto
O interior da Ram 1500 Laramie impressiona pelo luxo, com acabamento em couro e combinações de cores marrom e creme na Laramie ou escurecidos, remetendo a jatos executivos. Inclui teto solar panorâmico, bancos aquecíveis e amplo entre-eixos de 3,67 m.
A multimídia Uconnect 5 vertical de 14,5” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de som Harman Kardon® com 19 alto-falantes e 900 watts, painel digital de 12,3”, Head-Up Display (HUD) de 10” e carregador por indução para dois smartphones reforçam o conforto. Há ainda 11 portas USB (5 tipo C) e tomadas de 115V.
Segurança
A nova Ram 1500 conta com frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, assistente de manobras evasivas, reconhecimento de placas, seis airbags, controle de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, entre outros recursos.
Pontos negativos da nova Ram 1500
Dificuldade para achar vagas na cidade
As dimensões superlativas dificultam manobras em espaços urbanos, como supermercados e shoppings. Para comparação, a Ford Ranger Limited mede 5,35 m, contra quase seis metros da Ram 1500.
Caçamba
Apesar da caçamba de 1.200 litros, ela fica atrás da Chevrolet Silverado (1.781 litros) e da Ford F-150 (1.370 litros). Porém, a Ram compensa com capacidade de reboque de 4.490 kg. As Ram Box nas laterais oferecem 107 litros cada.
Consumo
O novo motor biturbo melhorou o consumo, mas ainda é elevado: 6 km/l na cidade e 7 km/l na estrada, segundo o Inmetro. Ainda assim, é mais eficiente que a Ram 1500 Rebel, que fazia 5,4 km/l e 6,8 km/l.
Preço da nova Ram 1500
Os preços da nova Ram 1500 (R$ 569.990 e R$ 579.990) são superiores aos da Ford F-150 Lariat (R$ 519.990) e da Chevrolet Silverado High Country (R$ 566.190), o que pode pesar na decisão de compra.
Entre a Ram 1500, a Ford F-150 e a Chevrolet Silverado, qual você compraria? Deixe sua opinião nos comentários!