Na semana passada, a Fiat oficializou que Pulse e Fastback serão vendidos em versões híbridas no Brasil. A marca não detalhou como funcionará o sistema, mas há promessa da Stellantis do desenvolvimento de motores MHEV, HEV e PHEV para o nosso mercado, podendo ser qualquer um desses a ser usado na dupla brasileira.
Contudo, a maior chance recai sobre o sistema MHEV, que é um tipo de eletrificação leve a qual a CAOA Chery e a Kia também chamam de híbrido, mesmo não sendo híbrido. Existe uma determinação na lei que diz que se o consumo total do carro for igual ou superior a 2% na energia elétrica, pode ser considerado um híbrido.
Contudo, o sistema híbrido verdadeiro diz respeito ao uso de um motor elétrico que é capaz de tracionar sozinho as rodas do carro, assim como o conjunto a combustão já faz. Qualquer sistema cujo motor elétrico apenas reduz o esforço do combustão, mas não traciona as rodas, deveria ser considerado semi-híbrido.
Como ainda não há confirmação de qual sistema a Fiat usará em Pulse e Fastback agora, é importante também olhar para o futuro dos modelos. Apesar de serem carros atuais e que ainda passarão por uma reestilização antes de mudar de geração, a Stellantis não faz cerimonia e nem esconde que a segunda geração da dupla está em andamento.
Futuro elétrico
Desde que revelou o novo Fiat Grande Panda na Europa, a marca também mostrou um teaser pixelado de dois SUVs derivados do hatch compacto. Como aqui no Brasil, o novo Fiat Uno (F1H) será um derivado do Grande Panda, os SUVs diretamente nascidos do compacto italiano são os novos Pulse (F2U) e Fastback (F2X).
Tanto o novo Uno quanto os novos Pulse e Fastback serão construídos sobre a plataforma CMP, a mesma dos Peugeot 208 e 2008, além do trio Citroën C3, C3 Aircross e Basalt. Mas, atente-se aos dois últimos dessa lista. A ideia é que o próximo Pulse se transforme em um SUV maior com sete lugares, sendo equivalente ao Aircross.
Já o próximo Fastback será um Basalt com linhas de Fiat, finalmente se tornando um carro proporcional. Basta ver a relação que o Panda tem com o C3. Como na Europa os Citroën (exceto Basalt, que não é oferecido por lá), e o Panda já contam com variante elétrica, é mais do que óbvio que os novos Pulse e Fastback também terão motor elétrico.
Você acha que Pulse e Fastback com motor híbrido farão sucesso? Ou melhor esperar pela próxima geração 100% elétrica? Conte nos comentários.