Queimou tudo

Protótipo futurista da Ford é destruído em incêndio

A Ford perdeu no último fim de semana o protótipo do Probe I Ghia Concept, um modelo revelado em 1979 com pegada futurista

Ford Probe I Ghia Concept
Ford Probe I Ghia Concept [Divulgação]

Logo após ser exibido em um evento em Pebble Beach, nos Estados Unidos, o conceito Ford Probe I Ghia Concept estava dentro de um trailer voltando para sua garagem quando sofreu um incêndio e ficou completamente destruído. O modelo foi apresentado ao público em 1979 e agora só restaram suas peças danificadas.

Segundo o portal Carscoops, o Probe I Ghia estava sob os cuidados da Scott Grundfor Company há 20 anos. A empresa se pronunciou no Instagram e deu mais detalhes do acidente. A equipe estava voltando de um evento automotivo quando o fogo começou dentro do trailer. Tanto ele quanto o cupê foram totalmente danificados pelas chamas.

Por sorte, não houveram feridos no incêndio. O trailer estava engatado em uma caminhonete Ford F-Series que também conseguiu escapar do fogo. Mesmo com a chegada breve dos bombeiros, o Ford Probe I Ghia não conseguiu ser salvo e se queimou.

Ford Probe I Ghia Concept
Ford Probe I Ghia Concept [Divulgação]

Pegada futurista na década de 1970

A primeira vez que o público pôde ver o conceito ao vivo foi em 1979, durante o Frankfurt Motor Show. O cupê foi projetado pelo estúdio de design da Ghia em Turim, na Itália. Seu projeto visava trazer uma aerodinâmica diferenciada para proporcionar um melhor consumo de combustível. Tanto é que seu coeficiente de arrasto era de apenas 0,25 cd.

Seu desenho se destacava pelas linhas retas e por ser baixo. O Ford Probe I Ghia também chamava atenção pelo porte mais compacto, pela ampla área envidraçada e a pegada científica que ele transmitia. Seu interior era tão futurista quanto o exterior. Ele tinha acabamento bege com bancos avermelhados, chave-cartão e outros chamarizes.

Ford Probe I Ghia Concept
Ford Probe I Ghia Concept [Divulgação]

Debaixo do capô, ele tinha um motor 2.3 turbo de quatro cilindros e utilizava a plataforma Foxbody Mustang. Segundo os últimos donos, os restos serão guardados junto com os outros conceitos que a empresa possui.

O que você achou desse conceito? Gostou do seu antigo visual? Conte comentários