.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Uma polêmica atrás da outra

Propaganda da Jaguar gerou problemas com funcionários

A recente propaganda da Jaguar mostrando o que o público pode esperar do futuro não foi bem recebida nem pelos funcionários da marca

Nova fonte da Jaguar com fundo colorido
Nova identidade visual da Jaguar [divulgação] | Imagem de divulgação

A recente propaganda que a Jaguar fez mostrando o seu rebranding gerou bastante polêmica. O que era para ser aquele frio na barriga pelas futuras novidades, deu lugar a dúvidas e algumas críticas. Porém, até equipes internas da montadora se mostraram descontentes com as recentes propagandas.

De acordo com uma carta vazada da equipe interna de design da marca e que o Autocar Índia teve acesso, as reações dos funcionários não foram animadoras. Eles se mostraram descontentes com todo o projeto final criado e ainda pontuaram que a recente propaganda se desconecta com a história da fabricante.

Essa carta teria sido assinada por cerca de 30 funcionários distintos e era endereçada para o chefe criativo da montadora, Gerry McGovern. Ainda nas palavras dos trabalhadores, todo o conjunto da obra tinha uma estética mais arredondada e não transmitia a sensação de exuberância que a empresa sempre passou em seus carros ou anúncios.

Novo logotipo da Jaguar com fundo branco com letras douradas - História da Jaguar
Novo logotipo da Jaguar [divulgação]

Marca se pronunciou

Na visão de quem assinou a carta, a nova propaganda da Jaguar poderia ter semelhanças com outras montadoras e isso não deveria acontecer. Vale pontuar que o rebranding da montadora foi um projeto desenvolvido pela agência Accenture Interactive. Ela havia comprado a antiga agência que trabalhava para a JLR, em meados de 2021.

Vendo toda a polêmica se desdobrar, a fabricante emitiu uma nota para a equipe do portal internacional. No entanto, a resposta da Jaguar não tocou no assunto carta e nem na desarmonia interna devido a recente propaganda. Segundo a montadora, o processo criativo passa por diversos estágios de desenvolvimento e desafios são enfrentados.

Novo logotipo Jaguar com fundo com listras brancas e letras douradas - História da Jaguar
Novo logotipo da Jaguar [divulgação]

A prioridade é promover um ambiente que incentive as ideias criativas. E todo esse processo, envolve inúmeros debates e discussões que auxiliarão na evolução do pensamento. Por fim, a marca pontuou que os esforços coletivos devem levar a resultados impactantes. Porém, não foi só a recente propaganda da Jaguar que enfrentou críticas, já que seu recente carro-conceito também não foi tão bem recebido.

Batizado de Type 00, o modelo foi revelado em Miami, nos Estados Unidos. Todavia, seu desenho prioriza linhas retas e quadradas, sendo comparado com um ar-condicionado. A expectativa da fabricante é que ele chegue em 2026 e seja totalmente elétrico.

Jaguar Type 00 azul e rosa que parece um ar-condicionado de frente
Jaguar Type 00 [divulgação]

O que você está achando do atual momento que a Jaguar enfrenta? Gostou da propaganda dela? Conte nos comentários