
Ainda em comemoração aos 100 anos da GM Brasil, além da série de lançamentos que a Chevrolet está preparando para 2025, ela acaba de anunciar seu novo projeto, batizado de Vintage. No qual irá restaurar carros clássicos como o Chevette e o Monza, por exemplo. Além disso, o projeto não será dedicado apenas a restauração, mas também a restomod.
Enquanto a restauração visa manter o máximo de originalidade do modelo, o restomod tem o objetivo de adaptar o carro para os dias atuais usando peças de outros carros. Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM América do Sul, explica melhor sobre as duas técnicas:
“O Vintage da Chevrolet vai atuar em dois nichos estratégicos de carros antigos: o de restauração e o restomod. Enquanto a primeira modalidade visa preservar ao máximo a originalidade do veículo e de seus acessórios; no restomod, o objetivo é outro – por isso agrega-se ao automóvel de época atualizações tecnológicas para deixá-lo mais confortável, seguro ou mesmo confiável para ser utilizado no dia a dia”, explicou Fischler.
Projeto Vintage da Chevrolet já modelos no forno

Alguns modelos produzidos no Brasil entre 1960 e 1990 já estão sendo preparados, como o Opala, o Chevette e a picape 3.100. A escolha dos modelos foi feita considerando a relevância deles no mercado de clássicos. O programa foi pensado especialmente para atender colecionadores e fãs da Chevrolet.
O executivo ainda explicou que o propósito do projeto Vintage é fomentar ainda mais pelos automóveis, principalmente entre a nova geração de consumidores de neoclássicos, que são carros na faixa de 30 anos. Ele também destacou que esse interesse por carros dos anos 90 têm contribuído significativamente na valorização de mercado de carros como Kadett, Omega e as primeiras safras de S10.
Por fim, a Chevrolet também está trabalhando na restauração do Monza Classic EF de 1990. Que vale citar, foi o primeiro carro nacional da marca com injeção eletrônica. Entre os restomod, a Chevrolet está trabalhando em uma picape C10 de 1976 com mecânica de Camaro V8 para o delírio dos fãs. Mas por enquanto imagens não foram divulgadas.
O que você achou do projeto Vintage da Chevrolet? Conte para nós nos comentários.