Depois do lançamento do novo Peugeot 2008 e da reestilização do Peugeot 208, a fábrica da Stellantis em El Palomar, na Argentina, se prepara para um novo desafio: o Projeto K9.
Essa nova linha de produtos substituirá os utilitários Peugeot Partner e Citroën Berlingo, que são produzidos na fábrica argentina desde 1998. Apesar disso, o Projeto K9 vai além de aposentar esses modelos, trazendo uma nova gama de produtos feitos na província argentina.
Um dos objetivos do plano é transformar a fábrica de El Palomar em um polo gêmeo ou uma irmã mais nova de um dos polos industriais mais importantes da Stellantis no mundo: a fábrica de Vigo, na Espanha.
Esse polo industrial opera há 66 anos e já produziu mais de 16 milhões de veículos em 38 modelos diferentes, dos quais 12 possuem variantes elétricas. Após a última expansão, a produção anual atingiu 600.000 veículos.
Embora haja diferenças de tamanho e capacidade entre as duas fábricas, existem semelhanças entre Vigo e El Palomar. Na Espanha, os utilitários da Stellantis compartilham a linha de montagem com a nova geração do Peugeot 2008, algo que também ocorrerá se o Projeto K9 for implementado na Argentina.
Base de 208?
Os modelos Peugeot 2008 e 208 utilizam a arquitetura CMP, enquanto em Vigo os utilitários empregam uma adaptação da plataforma EMP2, modificada e atualizada para receber versões 100% elétricas.
Atualmente, em Vigo, são produzidos os Citroën Berlingo Passengers e Berlingo Van, o Combo Cargo, o Fiat Doblò, o Peugeot Rifter, o Peugeot Partner e o Opel Combo Life.
Segundo publicado pelo site Motor1 Argentina, o Projeto K9 será uma decisão tomada em última hora, permitindo que cada chefe escolha a configuração de suas gamas, já que a maioria dos produtos são versões rebadge do mesmo produto, devido a 99% dos processos industriais serem idênticos.
Como em todo novo projeto, o Projeto K9 avança com trabalho conjunto. Desde a escolha de fornecedores locais até as adaptações necessárias na fábrica de El Palomar. Uma das rotas do Projeto K9 é o Brasil, que está demandando produtos eletrificados.
Quais são as suas expectativas com o novo Projeto K9 da Stellantis? Escreva a sua opinião nos comentários!