Novidades

Progetto 363: como o novo SUV da Fiat se diferencia do Argo?

Fiat finalmente entrará no mercado de SUVs com o fruto do Progetto 363, mas o SUV do Argo ainda não tem nome definitivo

Fiat Pulse [divulgação]
Fiat Pulse [divulgação]

SUV da Juliette, carro do BBB, Argo SUV, Progetto 363: o novo lançamento da Fiat pode até não ter nome ainda definido, mas apelidos já têm de monte. O primeiro utilitário esportivo da marca desenvolvido no Brasil se apresentou publicamente pela primeira vez na final do Big Brother, mas suas vendas só terão início no segundo semestre.

Para ter um produto abaixo do Jeep Renegade e economizar um pouco, a marca italiana repetiu uma fórmula bem sucedida aplicada em rivais: transformar um hatch em SUV com alterações fortes no visual. Foi assim que a Honda criou o WR-V a partir do Fit, a Volks deu vida ao Nivus esticando o Polo e a Chery matou o Celer ao transformá-lo em Tiggo 2 / Tiggo 3X.

Além do Trekking

Tal qual o Nivus disfarça bem ser derivado do Polo, o novo SUV da Fiat também esconde suas origens no Argo. A dianteira é mais alta e robusta, tendo como destaque o friso cromado que liga os faróis e a grade frontal. Como na Strada Volcano, o modelo tem faróis full-LED.

Fiat SUV [divulgação] Argo
Fiat SUV [divulgação]
A grade frontal ovalada faz lembrar dos últimos lançamentos da Ford na China, mas traz estilo robusto ao SUV da Juliette. Há ainda um falso quebra-mato com plástico cinza na parte inferior. Nas aberturas para as luzes de neblina, há um interessante volume que deixa o Fiat parrudo. O capô é mais alto, reto e vincado que o do Argo.

Nas laterais, ele recebe friso cromado na base da janela e arcos de roda em plástico. Eles são mais grossos e proeminentes do que os usados no Argo Trekking, a fim de deixar o SUV mais alto visualmente e aparentar robustez. Destaque para as rodas de liga-leve de 17 polegadas – medida usada somente pelo hatch na versão HGT.

Fiat SUV [divulgação] aRGO
Fiat SUV [divulgação]
Ao contrário do Nivus que tem traseira estilo cupê, o Progetto 363 mantém o mesmo layout do Argo. Isso permitiu pintura do teto em dois tons e nenhuma mudança nas chapas laterais. A tampa do porta-malas é totalmente nova e abriga a placa, ao contrário do que acontece no hatch. O vidro mudou e há novas lanternas de LED com desenho elegante.

O para-choque ganhou refletores de luz horizontais acompanhados de plásticos pretos. O aplique cinza com estilo aventureiro traz saídas duplas de escape (provavelmente falsas). A Fiat ainda não detalhou se a suspensão do SUV é a mesma do Argo Trekking ou se ela foi ainda mais elevada.

Fiat SUV [divulgação] Argo
Fiat SUV [divulgação]

O que os olhos não viram

Sem revelar por completo o interior do SUV compacto, a Fiat apenas atiçou a curiosidade com alguns teasers. Ele terá volante diferente do Argo e painel 100% digital idêntico ao da nova Fiat Toro. Haverá nova central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além dos sistemas conectados via internet Fiat Connect Me.

O modelo também estreará o motor 1.0 GSE Turbo no Brasil. Ainda sem potência revelada, a Fiat prometeu somente que esse será o 1.0 três cilindros turbinado mais potente do mercado. Hoje o título pertence ao VW 1.0 TSI de 128 cv – ou seja, espere por algo em torno de 130 cv.

Fiat SUV do Argo Progetto 363 [divulgação

Qual vai ser o nome?

Além de revelar por completo o design externo do SUV, a Fiat anunciou uma votação para decidir o nome do modelo. Pulse, Tuo e Domo são as três propostas de batismo para o SUV do Argo. Até o momento nas votações informais na internet, Fiat Pulse tem se mostrado o favorito.

>>Fiat Argo 1.0, mesmo basicão, deixaria o Palio orgulhoso – Avaliação

>>Nova Fiat Toro 2022: preços, versões e lista de itens de série em detalhes

>>Cinco versões legais do Fiat Uno que não tivemos no Brasil