A produção de motos no Brasil voltou a ter um bom resultado em julho deste ano. Os dados são da Abraciclo, associação das fabricantes de motocicletas e ciclomotores, e mostram que o volume em julho foi 3% maior que o registrado em junho, além de ser 10,3% maior que o de julho de 2021.
No último mês, foram produzidas 104.776 unidades. E de janeiro até julho deste ano, são 776.069 motocicletas fabricadas, que é o maior número para este período desde 2015, quando foram feitas 799.990 motocicletas. Em 2021, a produção dos sete primeiros meses foi de 663.888 unidades, o que representa uma alta de 16,9%.
Por conta desses resultados, a Abraciclo decidiu revisar a sua projeção para 2022. Agora, a associação espera que o Brasil vá encerrar o ano com 1.320.000 unidades produzidas, um aumento de 10,5% em relação aos números de 2021, quando foram fabricadas 1.195.149 motocicletas.
Pequenas dominam
O levantamento da Abraciclo ainda mostra alguns fatos interessantes sobre as categorias mais vendidas no Brasil. Nesse caso, a categoria Street domina completamente o mercado, com 49,6% de participação. Em segundo fica a Trail, com 19,5%, seguida pela Motoneta, com 15,4% de participação.
Por conta desse cenário, não é nenhuma surpresa ver que as motos de baixa cilindrada (até 160 cm³) são as mais vendidas. Em julho, foram 88.135 motos com motores pequenos vendidas, número que corresponde a 82% do mercado.
A faixa intermediária, de 161 cm³ a 449 cm³, ficou em segundo, com 15.174 unidades vendidas e 14,1% de mercado, enquanto que as motos com mais de 450 cm³ correspondem a apenas 3,9% dos emplacamentos, com 4.190 unidades vendidas em julho.
Novidades
O bom momento do setor de motos tem feito com que mais marcas tenham olhado para o Brasil. Tanto que a Bajaj, terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, anunciou sua chegada ao país. Os modelos serão montados em Manaus (AM), na fábrica da Dafra, chegando completamente desmontados da Índia, onde são fabricados.
Além da Bajaj, alguns novos modelos foram anunciados recentemente. A Honda aposta na nova X-ADV, sua maxi-scooter aventureira, e na Forza 350, outra scooter grande. Já a BMW vai começar a trazer a nova R 18, sua anti-Harley, enquanto que a Suzuki voltou a vender a icônica Hayabusa no Brasil.
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