![Honda Civic LX 2021 [Auto+ / João Brigato] Honda Civic LX 2021 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Honda-Civic-LX-2021-8_edited-990x556.jpg)
Novas consequências da pandemia para a indústria automotiva começam a aparecer. Na mesma semana, Honda e Chevrolet revelaram que terão produção de Civic, Onix, Onix Plus e S10 paralisadas temporariamente por falta de componentes eletrônicos. A suspensão na fabricação deve afetar fortemente as vendas do quarteto.
Sendo o Onix o carro mais vendido do Brasil e o Onix Plus o sedã mais vendido do país, a Chevrolet poderá perder o posto vencedor por um tempo. Segundo informações do Automotive Business, a falta de componentes eletrônicos é a maior causa da paralisação da produção dos compactos.
A marca estabeleceu férias coletivas para funcionários da fábrica de Gravataí (RS) e também para fornecedores sistemistas instalados no complexo fabril. Após esse período, caso o os componentes necessários não voltem a ser recebidos normalmente, haverá suspensão temporária de contratos de trabalho.
Do outro lado da GM
Assim como Gravataí foi afetada com falta de componentes, a fábrica da GM em São José dos Campos também sofrerá paralizações. A falta de componentes fará com que a planta reduza drasticamente sua produção de 8 de março até 2 de maio. Por lá são feitos S10 e Trailblazer.
Honda Civic
Já no caso do Honda Civic, a marca japonesa determinou paralização de 1º a 10 de março em sua fábrica de Sumaré, interior de São Paulo. As férias coletivas afetarão diretamente mil empregados. Até o momento a marca não trabalha com a possibilidade de uma paralização mais longa.
A fabricação de Fit, City e HR-V segue normalmente em Itirapina, interior de São Paulo. Já o WR-V não foi citado.
>>Honda Civic LX tem pouco custo e muito benefício – Avaliação
>>Chevrolet Onix RS mira esportividade, acerta no conforto – Avaliação
>>Avaliação: Chevrolet S10 High Country: não contavam com minha astúcia