Novidades

Primeiro Volkswagen elétrico produzido no Brasil é um caminhão

Volkswagen e-Delivery é o primeiro veículo 100% elétrico da marca alemã a ser produzido e vendido no Brasil

Volkswagen elétrico
Volkswagen e-Delivery [divulgação]

Enquanto o mundo dos carros elétricos ainda é restrito a modelos mais caros e de baixo volume, entre os modelos comerciais as coisas andam mais rápido. Depois da JAC lançar o iEV1200T, a VW iniciou a pré-venda do caminhão elétrico e-Delivery. Ele é o primeiro Volkswagen 100% produzido e vendido no Brasil.

Ele é ofertado em duas versões com diversos layouts diferentes de baterias. Por serem modulares, as fontes de energia podem ser armazenadas em três ou seis módulos. Assim, a autonomia pode ir de 100 km até 250 km com carca completa – já considerando o baú cheio de carga.

A Volkswagen oferece o e-Delivery nas versões 11 Toneladas 4×2 que tem PTB de 10.700 kg e capacidade de 6.320 kg de carga. Já o e-Delivery 14 6×2 tem eixo traseiro duplo, com possibilidade de levantar uma roda, peso bruto total de 14.300 kg e capacidade de carga de até 9.055 kg.

Volkswagen e-Delivery [divulgação]
Volkswagen e-Delivery [divulgação]
Independentemente da versão escolhida, o caminhão elétrico da Volkswagen entrega 408 cv e 219 kgfm de torque instantaneamente. Segundo a marca, é possível recuperar 80% da carga total em um posto de carregamento rápido com apenas 45 minutos plugado.

Segundo testes feitos com a AMBEV, primeira compradora do caminhão, o custo de rodagem é 60% mais baixo quando comparado a um modelo movido a diesel. Com mais de 45 mil km rodados nas 100 unidades já usadas pela empresa, cerca de 34 toneladas de CO² deixaram de ser emitidos e 10 mil litros de diesel não foram usados.

Volkswagen e-Delivery [divulgação]
Volkswagen e-Delivery [divulgação]
Os preços, segundo a Volkswagen, sofrem variação constante por conta do dólar. Mas em pré-venda, a versão mais barata do e-Delivery parte de R$ 780 mil, enquanto a mais cara chega a R$ 980 mil.

>>Impressões: JAC passa VW e lança 1º caminhão elétrico do Brasil

>>Dodge promete para 2024 muscle-car elétrico. Mas como sem um V8?

>>Renault Zoe evolui tanto que parece outro carro | Impressões