O Renault Koleos já deu as caras no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo em 2016, com a confirmação de que seria comercializado em nosso mercado, o que nunca ocorreu.
No entanto, agora parece que o jogo virou e o SUV estará à venda para os brasileiros na forma do Grand Koleos. Ele chegará importado da Coreia do Sul no próximo ano, sem a possibilidade de nacionalização, de acordo com informações publicadas pela Quatro Rodas.
A estreia do Grand Koleos, ao que tudo indica, ocorrerá no primeiro semestre, antes mesmo do novo SUV médio da Renault, chamado de projeto 1312, que irá dividir as atenções dos consumidores ao lado do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross.
Quando chegar ao Brasil, o Renault Grand Koleos será, na prática, um Geely Monjaro, o qual também serve de base para a caminhonete Riddara RD6. O acordo entre os dois fabricantes foi firmado há dois anos com o objetivo de desenvolver motores conjuntamente.
Design e motorização do Renault Grand Koleos
A dianteira preserva grande parte do design, como os faróis e o desenho do para-choque, embora a grade frontal tenha sido substituída no Grand Koleos, com o emblema da Renault posicionado ao centro da peça.
Outra exclusividade do Grand Koleos em relação ao Geely Monjaro são as rodas, enquanto a placa de identificação foi deslocada para o para-choque no SUV da Renault. No Geely Monjaro, ela vai na tampa do porta-malas.
O novo SUV da Renault mede 4,78 m de comprimento e 2,82 m de entre-eixos, oferecendo um porte de Jeep Commander, mas acomodando até cinco ocupantes. A cabine ainda mostra um conjunto formado por três telas de 12,3 polegadas (cada).
Sob o capô, tanto o Geely Monjaro quanto o Renault Grand Koleos compartilham os mesmos motores. Ainda de acordo com a Quatro Rodas, não existem informações sobre qual motorização o Grand Koleos utilizará em nosso mercado. Uma das opções é o propulsor 2.0 turbo, acoplado à caixa automatizada de sete marchas, oferecendo 211 cv.
Apesar disso, a maior aposta é na versão híbrida plug-in. O motor 1.5 turbo trabalha em conjunto com duas unidades elétricas, emparelhado ao câmbio automático de seis marchas, rendendo uma potência combinada de 245 cv. A tração é dianteira.
O que você acha dos modelos da Renault e quais são as suas expectativas para a chegada do Grand Koleos? Compartilhe sua opinião nos comentários!