A montadora chinesa Neta será a primeira a utilizar a plataforma integrada da CATL em um carro de produção, o Neta S Wagon. Essa tecnologia, chamada CIIC (CATL Integrated Intelligent Chassis), será apresentada ao mundo no final de agosto, possivelmente durante o Chengdu Auto Show.
A CIIC da CATL é um chassi para veículos elétricos que integra bateria, trem de força, suspensão, freios e outros componentes. Um dos principais benefícios dessa tecnologia é a possibilidade de desacoplar e separar a carroceria do chassi, permitindo o desenvolvimento paralelo e, assim, encurtando o tempo de criação de novos modelos.
Em 2023, a CATL anunciou que sua plataforma CIIC concluiu testes na China, alcançando uma autonomia de 1000 km no ciclo CLTC, com um consumo de 10,5 kWh por 100 km. Além disso, essa tecnologia permite carregar 300 km de autonomia em apenas cinco minutos.
A Houzon Auto, proprietária da marca Neta, foi a primeira parceira a firmar um acordo com a CATL para o uso do chassi CIIC, em janeiro de 2023. Na ocasião, foi anunciado que o primeiro carro com essa tecnologia seria lançado no terceiro trimestre de 2024.
Vale destacar que a CATL também assinou parcerias para a utilização do chassi CIIC com a BAIC e o fabricante vietnamita VinFast, e há especulações de que a Huawei possa ter um acordo similar.
Esse anúncio gerou certa confusão em relação ao Neta S Wagon, pois entendia-se que as versões EV e EREV usariam a plataforma Shanhai 2.0 da Neta. Embora se saiba que o sistema CIIC é exclusivo para veículos com arquitetura de 800V, ainda não está claro como o chassi CIIC e a plataforma Shanhai 2.0 se integram, ou se realmente se integram, segundo o site CarNewsChina.
Anúncios anteriores indicavam que a plataforma Shanhai 2.0 também operava em 800V. O Neta S Wagon já está em pré-venda, e espera-se que essas dúvidas sejam esclarecidas até o lançamento do carro. Em maio de 2024, a CATL e a Neta firmaram uma parceria estratégica de dez anos.
Será que a integração do CIIC da CATL marcará uma nova era para os veículos elétricos no mercado global? Deixe a sua opinião nos comentários!