.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Puro Heavy Metal e mais de de 1.000 cv!

Porsche Taycan Turbo GT é um canhão que te faz perder a visão periférica | Impressões

O Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach é um carro para condutores experientes. O motivo: reações colossais e instantâneas

Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach roxo andando na pista
Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach [Divulgação]

Há 20 anos escrevendo sobre carros, já avaliei cerca de mil modelos — perdi a conta. Mas a verdade é que saí atordoado de alguns deles: Audi RS e-tron GT, Mercedes-AMG GT R e C 63 Black Series, BMW M5 e Porsche 911 GT3. Eles me fizeram desembarcar sem saber onde estava. Eis que um novo Porsche entrou para a lista: o Taycan Turbo GT Pacote Weissach.

Para início de prosa: esse Porsche Taycan não é um carro para quem tem pouca experiência com reações fortes. O resultado, acredite, será desastroso. Quem avisa, amigo é! Tudo aqui acontece em frações de segundo e, com poucos metros de pé cravado no acelerador, você simplesmente perde a visão periférica.

Ao contrário dos modelos a combustão, nos elétricos tudo é instantâneo — e no Taycan Turbo GT Pacote Weissach, ainda mais. Um canhão capaz de entregar reações tão cavalares quanto as de hipercarros. A cada pisada no acelerador, a sensação é semelhante a levar um soco na boca do estômago!

Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach roxo de traseira andando na pista
Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach [Divulgação]

O Taycan Turbo S já é um demônio em forma de sedã de quatro portas. Com a função Overboost, entrega 952 cv e 112,7 kgfm de maneira instantânea. No entanto, a Porsche decidiu apimentar ainda mais, despejando 1.034 cv e 126,4 kgfm no Taycan Turbo GT. Assim como o 911 GT3 RS, trata-se de um carro de corrida homologado para as ruas.

Os quatro dígitos de cavalaria resultam em um 0 a 100 km/h feito em pífios 2,2 segundos. E para sair da imobilidade rumo aos 200 km/h, o Taycan precisa de apenas 6,4 segundos. Ou seja, no tempo que você leva para levantar da cadeira e buscar um copo d’água, ele já rompeu a barreira dos 200 km/h.

Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach roxo andando na pista
Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach [Divulgação]

Um Porsche Taycan que faz você perder a referência

Após guiar o Taycan Cross Turismo 4S por algumas centenas de quilômetros, embarquei no Taycan Turbo GT Pacote Weissach. Com tudo orientado ao desempenho, é a variante mais descomunal e brutal da linha Taycan, que forçou, antes de andar, a resetar o cérebro.

A insígnia Turbo GT já é aplicada no Cayenne, um monstro de 659 cv e 86,7 kgfm, que vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos. No entanto, mais próximo do solo e com o poderio entregue de forma instantânea e sem atrasos, ao volante do Taycan Turbo GT Pacote Weissach, uma palavra se faz necessária: respeito. Tenha isso em mente ou ele te colocará no devido lugar.

Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach roxo de lateral e traseira
Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach [Divulgação]

A primeira volta serviu para pegar intimidade, dirigindo com moderação, mas já sentindo do que esse Taycan é capaz. Ao aplicar meio curso no acelerador, experimentei uma voracidade nunca antes sentida. Aliás, ele arrancou tão violentamente que praticamente engoliu o 911 GT3 RS que seguia à minha frente no Autódromo Velo Città (SP).

Para você ter um aperitivo, o Taycan Turbo GT Pacote Weissach dispara de 80 km/h a 180 km/h como um míssil terra-ar, graças aos dois motores elétricos (um em cada eixo). De acordo com a Porsche, são necessários apenas 1,1 segundo para ir de 80 a 120 km/h.

Interior do Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach
Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach [Divulgação]

Colossal e bestial, o Taycan Turbo GT Pacote Weissach é uma obra-prima da engenharia moderna. Ele não impressiona apenas pela brutal capacidade de aceleração, mas também pela eficiência em frenagem e contorno de curvas, graças ao Porsche Active Ride, sistema que estreou no novo Panamera e vem de série nesta versão.

Um Porsche Taycan desafia as leis da física!

Equipado com amortecedores ativos de dois estágios, cada um conectado a uma bomba hidráulica operada eletricamente com tensão de 400V, o Taycan Turbo GT Pacote Weissach é capaz de gerar um fluxo de volume no amortecedor conforme a demanda.

Sendo assim, o sistema é capaz de gerar forças entre a carroceria e as rodas de forma rápida, altamente precisa e direcionada, compensando completamente os impactos do piso. Além disso, mantém a carroceria perfeitamente plana, mesmo em manobras extremas de frenagem, curvas e aceleração. Você não sente nenhum movimento da carroceria.

Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach [Divulgação]

Vindo de uma aceleração forte na reta principal, ao acionar os freios cerâmicos, a carroceria não mergulha, nem a traseira afunda ao retomar a velocidade. Além disso, a dianteira aponta com uma precisão cirúrgica.

Quando você pensa em contornar a curva, ele já o fez, e sem nenhuma movimentação lateral. Pregado no chão, o contato com o solo é garantido pelas rodas forjadas de 21 polegadas, calçadas com pneus 265/35 no eixo dianteiro e largos 305/30 na traseira.

Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach roxo de dianteira andando na pista
Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach [Divulgação]

Eixo traseiro esterçante

O eixo traseiro esterçante ajuda a contornar as curvas, parecendo arremessar a traseira. Aliás, a porção de trás do Taycan Turbo GT, guardadas as devidas proporções, é mais comportada do que a do Cayenne Turbo GT.

A relação peso-potência é de incríveis 2,15 kg/cv em um modelo com peso em ordem de marcha de 2.220 kg — 75 kg a menos em comparação com o Taycan Turbo GT sem o pacote Weissach.

Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach [Divulgação]

Isso foi possível com a retirada de alguns itens, como o banco traseiro, substituído por um revestimento de fibra de carbono. Outros equipamentos eliminados em prol do alívio de peso incluem os tapetes da cabine e do porta-malas, o sistema de som Bose, o acionamento elétrico da tampa do compartimento de bagagens e o pacote Sport Chrono, para citar alguns.

Além disso, todo Taycan Turbo GT Pacote Weissach é identificado pelo aerofólio montado na tampa do porta-malas e pelos apêndices aerodinâmicos. Esse poderio do Porsche mais potente já produzido em série também ficou comprovado pela quebra do recorde no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, trazendo ao volante o piloto brasileiro Felipe Nasr.

Qual foi o tempo do Porsche Taycan em Interlagos?

Os 4.308 metros de Interlagos foram percorridos em 1min42s130. O novo tempo não apenas superou em 7s7 o temporal estabelecido em 2022 com o Taycan Turbo S (1min49s828) como também baixou em nove décimos o tempo anterior do 911 Turbo S (1min43s087). 

Embora seja um míssil terra-ar de acelerar, em um 100% elétrico a capacidade de carregamento e de alcance são primordiais. Equipado com uma bateria de 105 kWh (bruta) o Taycan Turbo GT Pacote Wissach tem uma capacidade máxima de carregamento de 320 kW.

Isso possibilita carregar de 0 a 100% em 11 horas (corrente contínua) ou de 10 a 80% em 33 minutos plugado em equipamentos com 150 kW. De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o alcance é de até 442 km.

Veredicto

O Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach mostra até onde a engenharia e a tecnologia podem chegar ao entregar um modelo colossal que não deve nada a hipercarros de dezenas de milhões de reais.

A Porsche cobra R$ 1.535.000 pelo Taycan Turbo GT Pacote Weissach, ou seja, R$ 100.000 a mais que o Taycan Turbo S (R$ 1.435.000). Mas aqui, o foco é outro. E como mencionei no início deste texto, ele é um carro indicado para condutores experientes, pois cada saída de semáforo se transforma em uma largada de GP. Lembre-se: “tenha respeito por ele”.

Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach roxo parado na pista ao final do dia
Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach [Divulgação]

Você teria um Porsche elétrico? Escreva a sua opinião nos comentários!