Os carros elétricos chegaram trazendo diversas novidades tecnológicas e uma delas envolve a transmissão. Esses modelos não possuem as trocas de marchas como os carros a combustão. A Hyundai até fez um sistema com essa funcionalidade para equipar o elétrico esportivo Ioniq 5 N e a Porsche viu de perto o projeto. Mas, ela não gostou e ainda criticou o recurso.
De acordo com informações do portal Motor1.Com, a marca alemã pontuou que acompanha todas as novidades que suas empresas rivais lançam no mercado. E falando especificamente do sistema “N e-shift”, que pode ser ativado no Hyundai Ioniq 5 N, um executivo da marca dona do Macan foi bem claro e direto.
Na visão de Lars Kern em entrevista com a equipe da Drive, o piloto afirmou que como essa falsa troca de marcha que o sistema eletrônico finge fazer no veículo se traduz em potência ou como ela seria aplicada de fato. Lars disse que o motor elétrico é melhor do que o a combustão e não encontra um motivo plausível de tentar simular o passado nos futuros carros elétricos da Porsche.
Como é o sistema?
Esse recurso da Hyundai simula uma troca de marcha falsa, em um suposto câmbio automatizado de dupla embreagem de oito marchas no Ioniq 5 N. A montadora alemã testou especificamente o hatch elétrico sul-coreano, para ver como funcionava o recurso. Mas, simplesmente não gostou e eles chegaram a conclusão que não é isso que eles estão buscando para seus modelos.
Mesmo assim, um projeto similar já foi estudado pelos engenheiros da Porsche. A principal ideia é que as trocas das marchas seriam artificiais. Porém, o projeto foi cancelado sem nenhum protótipo ter sido desenvolvido. Na visão dos executivos da fabricante dona do Cayenne, é um recurso que não faz muito sentido e que não vê um motivo de deixar o motor elétrico parecer um a combustão.
Já falando sobre o tópico de elétricos, Lars em entrevista disse que a sua empresa está sim pensando no futuro, mas que já teve de rever seus planos. Eles haviam revelado em 2022, que os carros elétricos seriam os responsáveis por números chamativos de vendas até o fim da década. Só que, com a queda na demanda no contexto atual, este projeto já não está em vigor.
Tudo passou a depender da demanda do cliente e do desenvolvimento da infraestrutura da eletromobilidade. Mesmo assim, os futuros substitutos do Macan, Boxster e Cayman serão elétricos e o Cayenne terá uma versão elétrica sendo oferecida juntamente com a variante movida a combustão, mas mais amiga do meio ambiente.
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