De olho nas rígidas normas de emissão de gases poluentes impostas em todo o mundo, a Porsche vai pegar o facão e matar de uma vez modelos icônicos em seu portfólio como o Macan, Cayman e Boxster movidos a combustão. O fim deles está bem próximo e pode ser decretado já no ano que vem.
Em entrevista com a equipe do Automobilwoche, Albrecht Reimold, gerente de produção da montadora, os Boxster e Cayman se despedirão do grande público em meados de 2025. A ideia dos executivos é que o substituto dos esportivos venha equipado apenas com conjunto 100% elétrico. Reimold já testou o protótipo do futuro modelo e contou que ele será um modelo divertido de guiar.
Mas, o facão não vai atingir somente esses modelos. O Porsche Macan da geração anterior e movido a combustão também não estará vivo por muito mais tempo. Ainda existem países do globo que ainda vendem esta versão, só que a disponibilidade de peças de reposição já é um alerta sobre seu fim. Albrecht afirmou que a montadora estará focada na produção da sua variante elétrica até 2026.
E as vendas?
O executivo contou que não seria tão viável para a marca investir na continuação do Macan de geração anterior a venda, mesmo que ele receba tecnologias para tentar poluir cada vez menos o meio ambiente. A decisão foi tomada mesmo após análise e conclusão que ele é um dos carros mais vendidos da fabricante.
Contudo, a Porsche pode enfrentar outro grande problema com o fim de linha desses três modelos. Segundo o portal internacional Motor1.Com, os veículos da linha 718 tiveram crescimento de 13% nas vendas de 2023, atingindo a marca de 20.518 unidades. Por sua vez, o Macan alcançou 87.355 novos clientes, o posicionando logo abaixo do Cayenne, um SUV mais caro.
Você gosta desses três carros? Trocaria seu modelo a combustão por um 100% elétrico? Conte nos comentários