As primeiras unidades do Porsche Macan EV desembarcam em breve no Brasil. Embora já esteja em fase de pré-venda em nosso mercado, a atualização da tabela do Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro revelou o alcance máximo das duas versões: Macan 4 e Macan Turbo.
O Porsche Macan 4 utiliza dois motores elétricos que entregam até 408 cv e 66,3 kgfm, alimentados por uma bateria de 100 kWh (95 kWh úteis). No ciclo otimista WLTP, o alcance máximo livre de emissões é de 613 quilômetros, enquanto o homologado pelo Inmetro é de 443 quilômetros. O preço inicial do Porsche Macan 4 na pré-venda é de R$ 580.000.
O mais potente da família é o Macan Turbo, que também emprega dois propulsores elétricos, gerando impressionantes 639 cv e 115,2 kgfm com o controle de largada ativado. A energia é armazenada na mesma bateria de 100 kWh do Macan 4, mas devido ao maior desempenho, o consumo é menor; afinal, não existe almoço grátis.
De acordo com o site Inside EVs Brasil, o Macan Turbo pode percorrer até 435 quilômetros (591 no WLTP). O preço desse SUV elétrico parte de R$ 770.000 em nosso mercado.
Apesar de ingressar na era da eletrificação, o SUV Porsche Macan EV coexistirá por um tempo com a variante a combustão. No entanto, essa convivência não durará muito, pois em meados de 2026, a marca de Stuttgart deve finalizar a produção do utilitário esportivo equipado com motor térmico, deixando apenas o elétrico em linha. A ver!
Você compraria um Porsche Macan elétrico ou a combustão? Escreva a sua opinião nos comentários!