Há uma luz no fim do túnel

Porsche 911 não terá mais câmbio manual, mas não se desespere

Saiba como essa mudança impacta os fãs da marca e o futuro dos modelos da Porsche voltados ao prazer de condução

Câmbio manual Porsche
[Divulgação]

As transmissões manuais estão cada vez mais raras, e a partir de 2025 não será possível encomendar um Porsche com esse tipo de caixa. O 911 de geração 992 acabou de passar por um facelift, com o novo Carrera e o híbrido Carrera GTS, que foi apresentado na semana passada.

A estreia do sistema híbrido da Porsche marca o fim de uma era manual para o 911 Carrera GTS. No entanto, considerando que os modelos da fabricante de Stuttgart são populares com transmissão manual, podemos esperar que este não será o fim dos três pedais, especialmente para modelos focados no prazer extremo de condução, como o 911 GT3.

Porsche 911 Carrera GTS T-Hybrid [divulgação]
Porsche 911 Carrera GTS T-Hybrid [divulgação]

No ano passado, foram comercializados 50.146 modelos 911 ao redor do mundo, dos quais 40% estavam equipados com transmissão manual, embora a maioria venha dotada com a caixa de dupla embreagem PDK (sigla para Porsche Doppelkupplung). Ou seja, oferecer um câmbio manual é um diferencial tanto para a Porsche quanto para o 911.

Quando a geração 992 estreou, em 2018, não foi oferecida com câmbio manual por um ano. Desde 2016, o câmbio manual provou ser lucrativo para a Porsche, sendo reintroduzido no 911 GT3 após um ano de ausência.

O câmbio manual é um nicho, porém, algo que os clientes da Porsche apreciam, o que levanta a pergunta: por que a Porsche o abandonaria?

Você teria um Porsche manual ou equipado com a caixa de dupla embreagem? Deixe sua opinião nos comentários.


>>Volkswagen trabalha em SUV de 7 lugares rival do Toyota SW4

>>Fiat Fiorino beira R$ 120 mil com novo aumento

>>Jeep promete elétrico barato e Avenger pode ser o escolhido