Porsche eletrificado

Porsche 911 híbrido é lançado e marca uma nova era para o supercarro

Primeira versão eletrificada do Porsche 911, a T-Hybrid representa o início de um mais novo ciclo para o esportivo mais icônico da marca

Porsche 911 Carrera GTS T-Hybrid [divulgação]
Porsche 911 Carrera GTS T-Hybrid [divulgação]

O Porsche 911 é o ícone máximo da marca alemã. Quando pensamos em Porsche, logo pensamos no 911. Mesmo sem ter sido o primeiro carro da fabricante, ele se tornou o mais importante de sua história, e por isso resiste desde os anos 1960. Se na década de 1990 ele precisou se modernizar para ganhar um motor refrigerado a água, agora o 911 se reinventa para se tornar eletrificado, mas sem abrir mão da potência.

Já era esperado que o Porsche 911 ganhasse um sistema híbrido. Por isso, o lançamento de versões eletrificadas não chega a ser uma surpresa, mas sim uma consequência dos tempos atuais. Chamado de T-Hybrid, o sistema está presente nos modelos Carrera GTS. O 911 Carrera não foi eletrificado, mas também recebeu um retoque no visual, assim como acontece com os modelos híbridos.

O sistema T-Hybrid é relativamente leve, adicionando 50 kg ao peso do Porsche 911 Carrera GTS. O conjunto elétrico é formado por um motor que pode adicionar mais 54 cv e 15,3 kgfm de torque ao motor. Há ainda um novo turbo, que conta com mais um pequeno motor elétrico entre o compressor e o rotor da turbina, com 15 cv. Dessa forma, o sistema passa a ter apenas um turbo, em vez dos dois anteriores.

[divulgação]
Porsche 911 Carrera GTS T-Hybrid [divulgação]

A Porsche diz que o conjunto elétrico conta com uma bateria pequena, de 1,9 kWh, que opera a uma voltagem de 400V. Há uma outra bateria, de íon-lítio, para o sistema elétrico de 12V do carro. Além do motor elétrico, o propulsor a combustão do 911 Carrera GTS é o boxer de seis cilindros 3.6, totalmente atualizado. Só ele, entrega 485 cv e 58,1 kgfm de torque. 

Segundo a Porsche, a potência total do conjunto híbrido é de 541 cv e 62,2 kgfm, um aumento de 61 cv. Dessa forma, o modelo é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 3 segundos, com velocidade máxima de 312 km/h.

Porsche 911 Targa 4 GTS T-Hybrid [divulgação]

O conjunto de suspensão do modelo também foi modificado. Há o sistema de ajuste ativo do chassis, além da estabilização ativa de rolagem. A suspensão ainda conta com o sistema PASM, que permite ajustes elétricos para reduzir a altura de rodagem em 10 milímetros.

Porsche 911 Carrera

Como dito anteriormente, o Porsche 911 Carrera também recebeu novidades em seu motor, além de uma discreta reestilização. O motor 3.0 boxer biturbo ganhou um novo intercooler e novos turbos, que são os mesmos que antes equipavam o Carrera GTS. A potência é agora de 394 cv, com torque de 45,8 kgfm.

Porsche 911 Carrera [divulgação]
Porsche 911 Carrera [divulgação]

Esse aumento de potência significa que o 911 Carrera faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, com velocidade máxima de 294 km/h.

Aerodinâmica ativa

A reestilização do Porsche 911 modificou os para-choques em todas as versões. O modelo Carreta GTS passa a ter cinco abas ativas para o resfriamento do motor. Todas as versões passam a ter faróis em LED Matrix, e há como opcional a função LED Matrix HD, que melhora ainda mais a iluminação.

Porsche 911 Carrera Cabriolet [divulgação]
Porsche 911 Carrera Cabriolet [divulgação]

O Porsche 911 Carrera GTS híbrido e o Carrera já estão confirmados para o Brasil, mas só devem estrear por aqui em 2025. Ainda não há previsão para o início das vendas.

O que achou das novidades do Porsche 911? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Lancia Ypsilon HF EV é um hot hatch elétrico com 240 cv

>> Os 5 carros 0km mais baratos com faróis de LED

>> BYD começa a importar o sedã médio King para o Brasil