
Qualquer carro merece virar um SUV? Na última Pergunta da Semana provocamos os nossos leitores e seguidores a responderem qual carro não merece retornar com um SUV. Afinal, vários modelos icônicos já passaram pelo nosso mercado e deixaram muita saudade quando partiram. Só que apesar dos SUVs serem a opção mais queridinha dos compradores de carros zero-quilômetro, não gostaríamos que todos os carros virassem um SUV.
Conferimos as respostas dos nossos seguidores e selecionamos as cinco mais interessantes. Mas antes de irmos a lista, vale citar quais foram as opções escolhidas pela nossa redação na última segunda-feira (24), quando lançamos a pergunta: Ford Ka, Volkswagen Gol, Honda Fit e Mitsubishi Eclipse Cross. Agora sim, vamos as escolhas dos leitores:
VW Fusca

O icônico e amado VW Fusca jamais teria o mesmo simbolismo se virasse um SUV. Até porque SUVs não têm um preço popular e nosso querido Fusquinha fez história como um carro acessível. Claro que agora que ele se tornou um clássico, dependendo do seu estado de conservação pode custar uma pequena fortuna.
Fiat Uno
![Fiat Uno Mille [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/fiat_uno_mille_1_upscayl_4x_realesrgan-x4plus-1320x792.jpg)
Outro carro que tem uma trajetória incrível e que não gostaríamos de matar a saudade com ele reencarnado na carroceria de um SUV é o Fiat Uno. Básico, mas também robusto. acessível, mas confiável. Compacto, mas o carro de muitas famílias brasileiras. Nem sempre é necessário ser um SUV para ser versátil, já viu um Uninho em uma estrada de terra? Ele coloca muito SUV no chinelo, principalmente se tiver uma escada no teto.
Chevrolet Opala

Para começar Opala nem combina como nome de SUV. E convenhamos, seria triste ver um carro tão lendário renascer em outra carroceria. Além disso, o Chevrolet Opala é um daqueles carros que combina muito bem com a frase “foi bom enquanto durou”. Sucesso nos anos 70, 80 e 90, podemos dizer que vivemos com o Opala tudo que tinha para se viver.
Honda Fit

Como o Honda Fit faz falta! Sua carroceria com suas linhas curvilíneas despretensiosas, seu visual simpático e interior versátil. Ele era um carro com cara de família, mas que também fazia muitas horas extras em outras funções que não fosse levar ou pegar as crianças na escola. Queremos que o Fit volte, mas do jeito que ele sempre foi, não como um SUV.
Se quisermos um utilitário esportivo japonês, opções não faltam. Mas quem é que nem o Fit? Por isso com certeza ele é o tipo de carro que não merece virar um SUV.
Esportivos

Agora falando de esportivos no geral, não queremos e tampouco precisamos que os esportivos ou superesportivos de sempre se transformem em um SUV. Também não há problema algum em um supercarro já nascer como SUV. De forma bem didática, seria um crime um Porsche 911 se tornar um SUV. Mas adoramos o Purosangue da Ferrari.
É muito mais interessante quando um SUV constrói sua própria história do que quando pega carona na trajetória de um carro que fez história por oferecer atributos que não são de um SUV. Hathces, sedans, peruas, muscle cars, picapes também são muito legais. É aquele ditado: “o que seria do azul se todos gostassem do rosa?
Quais outros carros você também acha que não deveriam virar um SUV? Conte para nós nos comentários.