.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Ameaça contra Tesla

Por que esse grupo antinazista prometeu danificar carros da Tesla?

Grupo antinazista ameaça donos de carros da Tesla na Califórnia exigindo que vendam seus veículos se não quiserem sofrer as consequências

Tesla Cybertruck de frente com um muro de plantas vermelhas ao fundo - Donos de Tesla recebem ameaças de grupo antinazista
Tesla Cybertruck [divulgação]

Carros da Tesla estão na mira de um grupo antinazista que se autodenomina Sane. O grupo prometeu danificar carros da marca em algumas cidades dos EUA entre 12 e 28 de fevereiro. A ação faz parte do plano do Sane de protestar contra falas e ações de Elon Musk e assim forçar os proprietários de modelos da Tesla venderem seus veículos. 

O grupo Sane (Estudantes Contra Extremistas Nazistas na Califórnia) tem apenas dez integrantes. Mas que estão dispostos a causar um grande prejuízo. Dentre seus ideiais está se posicionar contra grupos de extrema direita, mesmo que isso custe vandalizar bens de pessoas que eles sequer saibam o viés político.  

O objetivo do grupo com a ação é coagir os donos a se desfazerem dos seus carros: “Criar vergonha suficiente para tornar oneroso para qualquer um comprar ou operar um veículo da marca Tesla”. Eles só não pararam para pensar que para os donos venderem seus Teslas precisarão encontrar alguém para comprar. Isso quer dizer que alguém sempre estará na mira do grupo a não ser que queime seu carro em praça pública? 

Tesla Model 3 - Donos de carros da Tesla recebem ameaça de grupo antinazista
Tesla Model 3 Performance 2024 [Divulgação]

Como a Tesla virou alvo de um grupo antinazista? 

De acordo com do próprio Sane, em suma as ações políticas e comportamento público do CEO da Tesla como apoiar grupos de extrema direita nos EUA e na própria Alemanha até fazer gestos que alguns acreditam ser o seig heil (saudação nazista) colocou a marca na mira do grupo antinazista. O movimento classifica Musk como: “um nazista declarado com um histórico de comportamento fascista, racista, misógino e criminoso”.   

Ironicamente, o movimento Sane tinha como ideais tolerância e amor até passarem a acreditar que ameaças e tijolos possam trazer retornos mais efetivos. Segundo o site Lost Coast Outpost o grupo enviou um manifesto em que assume a responsabilidade ameaças deixadas em 13 carros da Tesla no Estado da Califórnia na semana do dia 03 de fevereiro.  

Imagem mostra ameaça de grupo antinazista para donos de carros da Tesla
Aviso grupo Sane [reprodução]

No aviso eles exigiam que os proprietários vendessem seus veículos até dia 12 de fevereiro se não quisessem enfrentar as consequências. No entanto, esqueceram de deixar um plano de para quem eles deveriam vender o carro dadas as circunstâncias da venda. Em uma das ocasiões o bilhete foi enrolado em um tijolo deixado no pará-brisa com a seguinte mensagem: Nada de nazistas na América”.   

Arcata foi uma das cidades da Califórnia que mais recebeu ameaças. A polícia local busca de novas pistas e apela para que qualquer pessoa que souber mais informações entre em contato. Proprietário de Tesla residentes de outras três cidades também receberam ameaças do grupo antinazista: Hayward, Seaside e Rohnert Park. 

Proprietário responde as ameaças 

Tesla Model X [divulgação]
Tesla Model X [divulgação]

Um morador de Arcata que recebeu a ameaça envolta a um tijolo enviou uma resposta aos membros do movimento que foi publicada no Lost Coast Outpost: “Que irônico que essa ameaça seja direcionada a uma comunidade que apoia esmagadoramente os ideais democráticos…”, começou o proprietário.  

“Em vez de violência, posso sugerir que os perpetradores doem para causas progressistas, escrevam cartões postais para incentivar a votação, liguem para seus representantes políticos no Congresso e apoiem empresas engajadas em práticas justas. Nós não somos o inimigo e nem nossos Teslas”, e concluiu: “sou descendente de judeus. Nazistas de fato”.   

Qual postura a Tesla ou Musk deveriam tomar frente as ameaças do grupo à proprietários da veículos da marca? Conte para nós nos comentários.