Desde que os primeiros rumores sobre o Volkswagen Polo Track surgiram no Brasil, ainda era incerto do que se tratava. Mas, como havia indicado o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau), o Polo Track será realidade em breve e seu posicionamento foi finalmente revelado.
Alexander Seitz, membro do conselho executivo da Volkswagen, revelou durante uma apresentação para investidores que o Polo Track será o novo modelo de entrada da marca no Brasil. Ele será produzido em Taubaté, interior de São Paulo.
Atualmente a fábrica não está adaptada à produção de modelos MQB. Por lá são produzidos Gol, Voyage e up!, todos feitos em outras bases. A modernização da planta e a consequente fabricação do Polo Track por lá pode ser a solução da Volkswagen para enterrar os compactos veteranos, como há tempos vem sendo especulado.
Ainda não se sabe como será a apresentação desse Polo Track. Ele pode funcionar como uma espécie de Polo “Special”, remetendo aos tempos do Gol que manteve gerações antigas em produção junto ao modelo novo.
Como o Polo será reestilizado em breve, essa nova variante pode manter o estilo atual, ficar ainda mais simples em equipamentos e visual para custar menos. Afinal, a ideia é substituir up!, Gol e Fox. Isso pode, inclusive, colocar fim ao Polo MPI (que ilustra essa matéria) alinhado visualmente ao restante da linha.
Polo aventureiro?
Antes de matar a charada, o Polo Track era especulado como uma versão aventureira de entrada do modelo. Essa solução já foi vista em up! Track, Gol Track e Fox Track em anos anteriores. Outro rumor é que se tratava de um SUV subcompacto baseado na plataforma MQB A0 do Polo.
Caso isso acontecesse, seria o terceiro SUV derivado do Polo. Já que Nivus e T-Cross são modelos diretamente nascidos a partir do hatch compacto. O lançamento do Polo Track como hatch de entrada da Volkswagen deve ocorrer até 2024, quando controle de tração e estabilidade se tornarão obrigatórios e são incompatíveis com Gol, Fox, Voyage e up!.
>>Volkswagen Polo e Jetta reestilizados estreiam até o final de 2021
>>Comparativo: Peugeot 208 e VW Polo: tipo Europa ou engana-brasileiro?
>>Primeiro JAC Volkswagen confirmado e chega ao Brasil em outubro