Carregamento ultrarrápido

Polestar, do grupo Volvo, prepara elétrico que recarrega em 10 min 

A busca por carregamentos mais velozes dos elétricos não para, e agora é a Polestar quem testa um protótipo que carrega em tempo recorde

Polestar 5 [divulgação]
Polestar 5 [divulgação]

A montadora sueca Polestar, que faz parte do grupo Volvo, apresentou recentemente um protótipo que promete revolucionar a forma como os carros elétricos são carregados. O sedã Polestar 5 impressionou com seus 884 cv, mas esse pode não ser seu principal atributo. Agora, a empresa revelou o quão rápido esse veículo poderia ser recarregado no futuro.

Em um teste realizado com um protótipo inicial do Polestar 5, a bateria foi recarregada de 10 a 80 por cento em apenas 10 minutos, adicionando 320 quilômetros de autonomia de condução. Essa velocidade de carregamento é superior à do Taycan de produção, que leva cerca de 18 minutos para realizar a mesma carga. Vale ressaltar que o Polestar 5 utilizou um pacote de bateria especial fornecido pela empresa StoreDot, que também pode aumentar para 100 kWh, se necessário.

Durante o teste, a taxa de carregamento rápido em corrente contínua atingiu 310 kW quando a bateria estava em 10 por cento e aumentou para 370 kW ao final do carregamento. No entanto, não foram divulgadas informações sobre a taxa média de carregamento.

Polestar 5 [divulgação]
Polestar 5 [divulgação]

Bateria do Polestar 5

Jens Groot, engenheiro-chefe dos sistemas de bateria da Polestar, destacou que essa conquista representa um marco importante na indústria automotiva. “Isso é uma prova de que agora podemos carregar a essas velocidades em um carro comum. Não acrescentamos nada de novo fora do pacote de bateria. Ainda tinha a bomba de refrigeração original e o ventilador”, afirmou Groot.

Embora a Polestar não tenha confirmado se pretende utilizar as baterias da StoreDot em seus futuros modelos, a empresa afirma que esse teste antecipa seu pacote de bateria de próxima geração. Os resultados iniciais são promissores e abrem possibilidades para o uso dessas baterias em outros produtos da Polestar.

Polestar 5 [divulgação]
Polestar 5 [divulgação]

O Polestar 5, que tem previsão de lançamento até 2025, estreará com uma arquitetura de 800 volts, uma bateria estimada em 103 kWh e uma autonomia de aproximadamente 600 km. 

Acha que a Polestar e a Volvo vão revolucionar o mercado dos elétricos com essa bateria? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Honda mudará nome de carros que pessoas não conseguem falar

>> Renault revela Duster 2025 com conjunto híbrido

>> Ram prepara caminhonete mais potente do que a 1500 RHO