A polêmica gerada pelo teste de impacto do Hyundai HB20 acaba de ganhar um novo capítulo. Durante auditoria feita pelo Latin NCAP, o hatch compacto teve sua nota baixada de quatro estrelas para apenas uma. Isso gerou uma reação imediata da marca sul-coreana que promete agora investigar o teste.
Antes de entender os novos passos dados pela Hyundai, vamos recapitular o que aconteceu com o HB20. Na semana passada o Latin NCAP revelou que havia feito novos testes de impacto com o hatch compacto a fim de atestar se ele continuava com os mesmos níveis de proteção de seu lançamento.
À época do primeiro teste, a Hyundai havia cedido um modelo para o Latin NCAP, selecionado de maneira aleatória para que não fosse utilizado um carro fora dos padrões regulares de produção.
A piora na nota, segundo Alejando Furas, secretário geral do Latin NCAP, se deu por conta de “uma desaceleração diferente sob as mesmas condições de teste e um comportamento ligeiramente diferente no painel interno das portas durante a colisão. Os sistemas de segurança não devem mostrar essas variações de um teste para outro”.
Apesar disso, o próprio Latin NCAP se contradisse ao afirmar que “a deformação da estrutura parece a mesma [do primeiro teste feito no lançamento do HB20], com deformação interna semelhante e pontos de impacto similares no dummy”.
A réplica da Hyundai
Em nota oficial, a Hyundai afirmou que abrirá uma investigação profunda sobre os testes feitos pelo Latin NCAP com o objetivo de “entender a causa real para resultados tão diferentes entre o recente teste de auditoria e o teste original de setembro de 2019”.
Rebatendo os argumentos divulgados pela instituição que tentam justificar o rebaixamento da nota do Hyundai HB20, a marca sul-coreana declara que “não houve qualquer mudança no processo de produção ou na especificação do veículo que possa justificar a extrema variação entre os dois testes realizados pelo Latin NCAP em menos de um ano”.
Colocando ainda mais lenha na fogueira junto da investigação, a Hyundai ainda soltou uma cutucada no Latin NCAP ao afirmar que “nenhuma conclusão pode ser elaborada antes dessa investigação completa. Mas a Hyundai assegura que, caso haja qualquer possibilidade de melhorar a segurança do HB20, isso sempre será levado em consideração”.
>>Hyundai HB20 é rebaixado para 1 estrela em teste do Latin NCAP